CENÁRIO EMPREENDEDOR

Os benefícios da mudança.

Alguns conseguem permanecer anos e anos, fazendo sempre a mesma coisa, enquanto outros crescem assustadoramente.

Em 13/06/2015 Referência JCC: Prof. José Luiz Mazolini

Nas pequenas e medias empresas, em sua maioria, os fundadores realizam toda e qualquer função, de forma empírica e baseada na sua própria experiência de vida, ou intuição.

Estudos indicam que grande parte dessas empresas e empresários iniciam suas atividades, porem, por falta de conhecimento em gerir o negócio e pela resistência em buscar as orientações necessárias, acabam fechando suas portas antes mesmo de completarem o segundo ano.

Alguns conseguem permanecer anos e anos, fazendo sempre a mesma coisa, enquanto outros crescem assustadoramente.

Visitei um empresário do setor varejista de alimentos que, segundo membros da família, resistia ferozmente em, pelo menos, se aproximar das mudanças, inovações tecnológicas e gerenciais.

Logo percebi que o potencial de consumo da região era bastante promissor, portanto, possível e necessário promover melhorias nas instalações, condições de acesso, armazenamento e exposição dos produtos, além de sistema de controle, etc. 

Durante a conversa ele disse que a empresa existe a mais de cinqüenta anos e foi herança dos pais,.... Sem entrar no mérito sobre o montante das vendas atuais, mas, observando tantas construções ao redor, perguntei-lhe: Qual o volume de vendas/mês o senhor pretende alcançar daqui a dois anos?

"Minhas vendas chegam a R$ 65 mil/mês e não consigo aumentar. Se mudar a loja depois de tanto tempo, afasto os meus clientes tradicionais", disse ele.

Elaborei e apresentei-lhe, então, um projeto, cujas ações principais tratavam do desejo de mudar, recursos financeiros e, principalmente, consulta aos clientes. "É preciso querer melhorar". Depois, ouvir os clientes e conhecer suas preferências e necessidades.

Resumindo, mudanças feitas, loja ampliada e organizada. Após dezoito meses, as vendas bateram R$180 mil/mês e seguem.  

Assim como, alunos precisam de professores, especialmente, os pequenos e médios empresários necessitam de orientadores.

Autor:

Prof. José Luiz Mazolini

Sobre o autor:

É diretor da Mazolini Consultoria & Marketing, professor universitário, estrategista em marketing & negócios, consultor empresarial e carreira profissional e conferencista.  www.mazoliniconsultoria.com.br - diretoria@mazoliniconsultoria.com.br – professormazolini@gmail.com.