POLÍTICA CAPIXABA

Os serviços disponíveis no domingo (5) de eleição, no ES

As zonas eleitoras, de cada região vão funcionar das 8h até as 17

Em 05/10/2014 Referência JCC

Neste domingo (5) é o dia em que deputados estaudais e federais, senadores, governadores e presidentes serão eleitos. As zonas eleitoras, de cada região vão funcionar das 8h até as 17h, em todo o Espírito Santo. Confira os estabelecimentos que estarão abertos, além de outros serviços disponíveis no dia.

Ônibus
De acordo com a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb), os ônibus funcionarão normalmente, respeitando o horário de cada linha. Haverá reforço de 20 veículos apenas nos terminais da Grande Vitória, que só serão liberados em caso de necessidade e alta demanda.

Comércio
Como já é de costume, supermercados, bancos e outras repartições comerciais permanecerão fechadas. Os únicos estabelecimentos  a adotarem horários especiais serão os shoppings.

Em Vitória, nos Shoppings Vitória e Norte Sul vão funcionar apenas as praças de alimentação e lazer, nos horários de 11h às 22h e de 11h às 20h, respectivamente. Cinemas estarão disponíveis nos horários de cada sessão, já lojas e estandes ficarão fechados.

Em Vila Velha,  o Shopping Praia da Costa também manterá as lojas e estandes fechados, com funcionamento apenas das praças de alimentação e lazer, das 11h às 22h, e cinemas, no mesmo horário.

No Shopping Vila Velha, a praça de alimentação e restaurantes seguirá o mesmo horários de 11h até as 22h, já o espaço de lazer estará disponível das 14h às 20h. Lojas e quiosques, fechados. Já no Shopping Boulevard, as lojas também permanecerão fechadas, e as praças de alimentação e lazer nos horários de 11h as 21h. Cinemas funcionarão de acordo com o horário de cada sessão.

Na Serra, os Shoppings Montserrat e Mestre Álvaro permanecerão com lojas fechadas, funcionando apenas as praças de alimentação e lazer e cinemas das 11h às 22h. O Shopping Moxuara, em Cariacica, será o único a abrir o comércio nesse dia, com funcionamento facultativo a partir das 13h. Praça de alimentação e lazer e cinema, das 11h às 22h.

Segurança

Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) do Espírito Santo, mais de oito mil policiais estarão nas ruas reforçando a segurança dos eleitores.  Segundo a Sesp, um comitê com policiais militares e civis, bombeiros e um representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), trabalhará de forma integrada com o Centro Integrado de Operacional de Defesa social (Ciodes) e com a equipe de segurança do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Segundo a Secretaria, a equipe vai trabalhar a partir das 17h do sábado (4) até às 14h de segunda-feira (06). Serão 6.767 policiais militares em todo o Estado, sendo 3.200 somente na Região Metropolitana da Grande Vitória. A Polícia Civil terá 640 servidores atuando nas delegacias de todos os municípios e com plantão completo que inclui delegados,

Zonas eleitorais:
O eleitor que souber qual é o seu local de votação poderá votar na eleição mesmo sem o título eleitoral – bastará levar qualquer documento oficial com foto. Para justificar a ausência (casos de eleitores que estão fora do domicílio eleitoral), é preciso saber o número do título de eleitor.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma ferramenta que permite a consulta dos números do título, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação (clique aqui para consultar). Quem não tiver o número do documento, precisa indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe. É possível ainda verificar a situação eleitoral, se o título está ou não regular (clique aqui para verificar). Não é necessário indicar o número do título, mas é preciso indicar nome completo e data de nascimento.

Orientações eleição
Para computar os votos, os eleitores devem comparecer à respectiva escola eleitoral munidos de documentos oficiais com foto, como identidade, carteira de motorista ou passoporte, além do título de eleitor.

Serão proibidos na cabine de votação aparelhos celulares ou qualquer outro equipamento eletrônico que possa registrar o voto do eleitor. Em caso de violação do sigilo do voto, o eleitor pode ser detido e cumprir pena de até dois meses.
 

Também será proibida a utilização de camisas com propagandas eleitorais, ficando permitido apenas o uso de boches, adesivos e bandeiras. Boca de urna e distribuição de santinhos também serão considerados como crime eleitoral. As votaçòes acontecem de 8h às 17h, e quem chegr depois desse horário será impedido de votar.

Justificativas de voto
Quem estiver longe da cidade onde vota poderá justificar a ausência em qualquer seção eleitoral, no aeroporto ou na rodoviária da capital. Para justificar, basta apresentar um requerimento, disponível no site ou nos próprios cartórios eleitorais. A pessoa também tem a opção de pedir o voto em trânsito, caso esteja em uma cidade com mais  de 200 mil eleitores.  O prazo para justificativa é de até dois meses depois da votação. No caso de quem ainda estiver no exterior mesmo depois de decorridos os dois meses, o prazo para justificar passa a ser de um mês após o retorno ao Brasil.

Fonte: TRE