SAÚDE

Outubro Rosa: oficina de prevenção é realizada em Vitória.

O Galpão das Paneleiras foi o cenário de mais uma ação do Outubro Rosa.

Em 16/10/2014 Referência JCC

O Galpão das Paneleiras foi o cenário de mais uma ação do Outubro Rosa, na tarde desta quarta-feira (15). As mulheres responsáveis pela centenária arte da confecção das panelas de barro, uma das principais referências culturais de Vitória, fizeram uma pausa nas atividades de rotina e compartilharam informações sobre hábitos saudáveis, autoconhecimento e prevenção do câncer de mama.

A programação foi organizada pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus). No galpão, trabalham 70 pessoas, sendo 50 mulheres. "As mulheres saudáveis, especialmente as mais novas, esquecem que é preciso cuidar da saúde e fazer a prevenção. Por isso, esse momento é muito importante para nós", disse a presidente da Associação das Paneleiras, Berenícia Correa Nascimento, de 57 anos.

Ela garantiu que faz o autoexame e os exames preventivos anualmente. "Minha mãe foi vítima do câncer de mama e morreu com 44 anos de idade", lembrou.

Para a assistente social da Afecc Bianca Beraldi Xavier, as ações do Outubro Rosa objetivam levar a conscientização sobre a prevenção para o maior número possível de pessoas. "Queremos alertar toda a população para a importância do diagnóstico precoce para a prevenção do câncer de mama e os riscos que a doença pode trazer", disse.

Movimento

"O Outubro Rosa é mais do que uma campanha, com data definida para acabar. É um movimento que não para mais", disse Bianca Beraldi, reforçando a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção do câncer durante o ano todo, não apenas em um mês.

E o movimento continua. Neste domingo (19), será realizada a caminhada "Outubro Rosa: Um toque pela Vida", às 8h30, na praia de Camburi. A concentração será no píer de Iemanjá e os participantes caminharão até o bolsão de estacionamento da avenida Adalberto Simão Nader.

Além disso, várias unidades de saúde ficarão abertas neste sábado (18) para a oferta de consultas e exames para mulheres.

Unidade de Saúde de Nova Palestina

Aferição de pressão arterial e glicemia; consulta odontológica; consulta médica (solicitação de mamografia e sorologia, coleta de preventivo); coleta de exames laboratoriais: sorologias e demais exames; oficina de artesanato.

Horário: das 7 às 14 horas

Unidade de Saúde do Bairro da Penha

Consultas para coleta de exame citopatológico, clínica geral e odontológica, exames laboratoriais (VDRL, HIV, hepatite B) e ações de educação em saúde.

Horário: das 8 às 13 horas

Unidade de Saúde de Jardim da Penha

Consultas clínicas de enfermagem e médicas para exame das mamas, solicitação de
mamografias, coleta de papanicolau e atendimento odontológico (escovário, avaliação clínica para prevenção de câncer de boca e tratamento).

Horário: das 8 às 12 horas

Unidade de Saúde da Ilha das Caieiras

Coleta de citopatológico de colo uterino; realização do teste rápido HIV / VDRL / hepatites; orientação e incentivo para a realização do autoexame das mamas e solicitação de mamografias; exibição de vídeos educativos na sala de espera da recepção; distribuição de fôlderes sobre prevenção de câncer de mama e colo uterino; prevenção de câncer de boca (escovação e atividade educativa); aferição de pressão e glicemia; atendimento do serviço social; vacinação.

Horário: das 8 às 17 horas

Unidade de Saúde de Santa Martha

Consulta médica; avaliação das necessidades odontológicas e exame de câncer de boca; realização de teste rápido de HIV, sífilis, HBSAG, anti-HCV; ação fitoterápica transversal utilizando chás associados à TPM, amamentação e climatério; aferição de pressão arterial e glicemia; vacinação; dia de beleza para as mulheres.

Horário: das 8 às 16 horas

Unidade de Saúde da Ilha do Príncipe

Teste rápido e VDRL para sífilis e HIV; exames citopatológicos do colo do útero (25 a 64 anos); atendimento odontológico; atendimento médico; vacinação; agendamento de exames; bate-papo sobre sexualidade e DST; dia de beleza para as mulheres.

Horário: das 8 às 12 horas

Fonte:PMV