SAÚDE

Outubro Rosa: Paneleiras participam de uma ação pela vida

Profissionais de saúde estiveram no Galpão das Paneleiras para ofertar serviços de saúde.

Em 27/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Além de ampliar a oferta de exames preventivos e solicitação de mamografias, os profissionais de saúde estão aproveitando o momento para compartilhar informações importantes relacionadas à promoção da saúde.

Um mês para celebrar a vida, o autocuidado e a saúde da mulher. Assim é o Outubro Rosa nas unidades de saúde de Vitória. Além de ampliar a oferta de exames preventivos e solicitação de mamografias, os profissionais de saúde estão aproveitando o momento para compartilhar informações importantes relacionadas à promoção da saúde.

Nesta terça-feira (25), profissionais de saúde e estudantes dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia que atuam na unidade de saúde de Bairro República estiveram no Galpão das Paneleiras, para ofertar serviços de saúde como aferição de pressão e glicemia com o apoio dos estudantes de Enfermagem da Multivix. Exercícios laborais e respiratórios também fizeram parte da ação.

"Realizamos atividades físicas para melhorar as articulações das mãos, coluna, pernas e exercícios respiratórios, uma vez que elas aspiram um pouco de fumaça durante a confecção das panelas e precisam manter os pulmões saudáveis e expandidos", explica a professora de Fisioterapia, Michele Cordeiro Sanz.

Na ocasião, a enfermeira Alana Taufner aproveitou para ensinar às paneleiras como preparar um escalda-pés, ressaltando os benefícios do uso de ervas como camomila, lavanda e alfazema, tanto para o corpo quanto para a mente.

A primeira-secretária da Associação das Paneleiras, Berenice Correa Nascimento, 65 anos, elogiou a iniciativa.

"Esse momento é importante pra lembrarmos que precisamos nos cuidar o ano todo, investir na prevenção e ficar atenta ao câncer de mama porque uma vez descoberto no início, o câncer de mama tem cura", afirmou.

Luci Barbosa Sales, 78 anos, trabalha com as Paneleiras há 25 anos e elogiou muito os exercícios ensinados pelos estudantes de fisioterapia da Multivix em parceria com a educadora física do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE), Lelia Moura.

"Vou querer participar das atividades do SOE pelo menos uma vez por semana. O exercício é importante pra gente que trabalha muito tempo em pé", contou.

Tania Maria Lucidato Medina,  58 anos, começou a fazer panelas de barro aos 8 anos, com a avó e as tias.

"Foi maravilhoso receber a equipe de saúde aqui no Galpão, aprender sobre os exercícios físicos e como fazer um escalda-pés para relaxar", disse. (Secom/PMV)

Leia também:

Serra abre hoje (27) novas vagas para vacina contra Covid-19 
Agentes de saúde é fundamental no combate ao Aedes aegypti
Gripe se aproxima da Covid como principal causa de SRAG
Nutricionistas da Seme é destaque na Mostra de Experiências
Covid: Brasil registra 7,7 mil casos e 197 mortes em 24 horas
PMNV: Secretaria de Saúde alerta sobre Câncer de boca
Alunos de Viana recebem serviços odontológicos na escola
Vitória: Saúde apresenta pacote de melhorias Visa Vix 4.0
Vila Velha capacita profissionais de saúde no curso de vacinação
São Mateus é o 4º município que mais vacinou no Estado

TAGS:
VITÓRIA | PANELEIRAS | GOIABEIRAS | OUTUBRO ROSA | PROFISSIONAIS DA SAÚDE