SAÚDE

Outubro Rosa: Prefeitura da Serra trabalha pela saúde da mulher

Há serviços que começam nas unidades de saúde e vão até exames de imagem e laboratoriais

Em 01/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A Saúde da Serra aproveita para reforçar a importância da população feminina voltar a procurar o serviço, que já está operando de forma regular.

O outubro começa trazendo uma mensagem especial, voltada para as mulheres. Esse alerta, que vem na cor rosa reforçando que o papo é, sim, com elas, enfatiza a importância do autocuidado, de se exercitar práticas de controle e prevenção à saúde, sobretudo contra o câncer de mama. E a Prefeitura da Serra segue junto com a mulher serrana, dando as boas-vindas ao Outubro Rosa.

Não há melhor maneira de vestir a camisa dessa campanha senão apresentando os serviços de atendimento integral, voltados ao público feminino. Podemos começar pelo Programa de Controle do Câncer do Colo do Útero e do Câncer de Mama? Conhecido como preventivo, o exame é o primeiro caminho a ser percorrido, quando falamos em câncer de colo de útero.

A coleta do preventivo é realizada na unidade de saúde mais próxima da sua casa, podendo ser feita por profissional médico ou enfermeiro. A faixa etária de rastreamento, preconizada pelo Ministério da Saúde, é de 25 a 64 anos. Após a coleta, o material é levado para o laboratório, pertencente ao nosso município, localizado no Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), em Jardim Limoeiro.

Se a indicação for para realização de outros exames e procedimentos, como é o caso de colposcopia e cauterização, a paciente é agendada pelo seu médico via Sistema Nacional de Regulação (SINREG), para que sejam feitos pelas equipes do Ames. O encaminhamento deve conter detalhamento de dados clínicos e de exame físico da paciente, bem como resultado de exames realizados.

A pandemia do novo coronavírus, que veio trazendo a necessidade de se fazer isolamento social e a suspensão das consultas e exames eletivos, sobretudo em 2020, afetou diretamente no número de preventivos realizados no município. Os dados do Sistema de Informação do Câncer provam essa baixa. De janeiro a junho de 2019 foram realizados 15.501 preventivos, contra 7.264, em 2020 e, em 2021, 6.079.

A Saúde da Serra aproveita para reforçar a importância da população feminina voltar a procurar o serviço, que já está operando de forma regular.

Câncer de mama

 Se a bandeira hasteada pela campanha mundial do Outubro Rosa é a prevenção e controle do câncer de mama, vamos à mamografia. O exame de imagem também é solicitado via consulta, pela equipe de saúde da unidade de saúde mais próxima da sua casa.

A mamografia deve ser realizada nas mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama), com idade entre 50 e 69 anos, que é o público-alvo, ou maiores de 35 anos, se apresentarem histórico familiar da doença ou histórico pessoal de câncer de mama. Nesse caso, entram as pacientes já tratadas. Em menores de 35 anos, o exame de escolha é a ultrassonografia mamária.

As mamografias de rastreamento podem ser solicitadas por enfermeiros e médicos. Já as diagnósticas, ou seja, quando há sinais clínicos do câncer, somente o médico poderá solicitar. O exame é realizado em clínicas conveniadas e parceiras da Prefeitura da Serra.

A procura pela mamografia registrou queda, se compararmos de janeiro a junho de 2019 e 2020, no entanto, em 2021, já mostra uma recuperação importante, se comparar ao ano anterior. Segundo os registros no Sistema de Informação do Câncer, em 2019, foram feitos 5.908 exames. Em 2020, 3.063. Já, em 2021, 4.298 exames de imagem foram realizados.

Atendimento ginecológico

Você sabia que as unidades de saúde de Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra Dourada, Jacaraípe, Barcelona, Taquara II, Taquara I, Parque Residencial Laranjeiras, Oceania, Nova Carapina II, Jardim Tropical, Campinho da Serra, Boa Vista oferecem atendimento ginecológico?

Sim! Essas equipes de saúde são responsáveis por dar suporte ginecológico/obstétrico aos médicos de equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) e/ou às Equipes de Atenção Primária (EAP), com agendamento via regulação.

 Se for o caso de atendimento ginecológico infanto-puberal, voltado às meninas crianças e adolescentes, ele acontece Unidade Regional de Boa Vista, via regulação.

Programa de Planejamento Familiar

O Atendimento Integral à Saúde da Mulher (Paism) na Serra também conta com o Programa de Planejamento Familiar, que deve ser tratado dentro do contexto dos direitos reprodutivos, tendo como principal objetivo garantir às mulheres e aos homens o direito básico da cidadania de ter ou não filhos.

O programa conta com distribuição dos métodos contraceptivos em todas as unidades e os cirúrgicos ofertados pelo AMES (vasectomia) e Hospital Dório Silva (laqueadura tubária).

O acesso aos métodos se inicia com consulta médica, que indica a melhor opção. A paciente pode ser acompanhada pelo enfermeiro até o 6º mês, para uma nova avaliação médica. Os métodos contraceptivos disponíveis em todas as unidades são: camisinha masculina, pílulas anticoncepcionais e hormônios injetáveis.

A inserção de DIU tem como referência a Unidade Regional de Saúde Boa Vista, que é agendada via regulação de vagas.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é  acompanhamento do pré-natal, realizado em todas as unidades de saúde do município  pelo médico e/ou enfermeiro da equipe de Estratégia de Saúde da Família ou da Equipe de Atenção Básica, de forma intercalada. Todas as informações são inseridas na caderneta ou cartão da gestante. As gestantes de risco habitual iniciam e terminam o pré-natal na unidade de saúde de seu bairro.

As gestantes de alto risco fazem acompanhamento pré-natal no Ames com o obstetra e, a cada trimestre, é realizada uma consulta na unidade de saúde de seu bairro, para que a equipe também a acompanhe. Para iniciar o pré-natal no Ames, o médico da equipe identifica o risco, que insere o pedido na regulação, para o acompanhamento com o obstetra.  

As gestantes identificadas com HIV realizam pré-natal concomitante da unidade de saúde e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no bairro Rosário de Fátima. O parto é agendado na Maternidade de Carapina, para evitar transmissão vertical (da mãe para o bebê).

Todos os exames de pré-natal são solicitados pela unidade de saúde do bairro, com exceção da ultrassonografia de urgência pelo Ames, que é realizada na Maternidade de Carapina.

As gestantes de risco habitual são direcionadas ao parto na Maternidade de Carapina. Já as gestantes de alto risco, elas possuem vinculação com a maternidade do Hospital Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, fazendo com que a maternidade identifique a data provável do parto e viabilize vaga para a gestante e seu bebê, caso necessite de UTI. 

Após o parto, as unidades de saúde finalizam o pré-natal com a consulta puerperal, até o 7º dia, onde é instruído sobre os cuidados com o corpo, aleitamento materno, alimentação materna, cuidados com recém-nascido e até o 42º dia a inserção no planejamento familiar.

Violência sexual

A Prefeitura da Serra também conta com o Serviço de Atenção à Saúde a Pessoas em Situação de Violência Sexual (SASV). Ele está localizado no Ambulatório Municipal de Especialidades, com atendimento nos seguintes dias e horário: de segunda a quinta- feira,  das  7 às 17 horas. Sexta-feira, das 7 às 15 horas.  O serviço especializado atende às pessoas em situação de violência sexual que necessitem de atendimento interdisciplinar, ambulatorial, especializado em saúde, encaminhadas dos outros serviços da rede municipal, ou através de busca ativa a partir das informações das notificações de violência sexual.

Sensível e disposta a continuar trabalhando em prol da saúde dos munícipes, a prefeitura encoraja às mulheres serranas a buscar os equipamentos de saúde oferecidos, de forma gratuita. Esse compromisso está firmado, com direito a registro de um momento cor de rosa, em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição, na Serra Sede, que contou com a presença do prefeito Sergio Vidigal; da sua esposa, Sueli Vidigal; da secretária de Saúde, Bernadete Coelho; de alguns servidores, representando a pasta; além da presidente do Conselho Municipal de Saúde da Serra, Rosalda de Oliveira Cardoso; e da representante da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), Bianca Beraldi. (Secom/PMS)

Leia também:

Outubro Rosa: Unidades de saúde abrem vagas para exames
Covid: Agenda desta sexta tem mais 13 mil vagas para vacina
Prefeitura da Serra vai vacinar sem agendamento no terminais
Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta sexta (1º)
Secretaria de Saúde de Vitória monitora ILPI para idosos
​Quinta com 14 mil vagas para 2ª e 3ª doses em Vila Velha
Saúde vai abolir intervalo da vacinação contra covid-19 e gripe
Covid: sábado de vacinação sem agendamento em Vitória
Serra: “Corujão Rosa” fará atendimento gratuito em outubro
Pfizer pede à Anvisa que avalie eficácia de 3ª dose da vacina
"Idosos não sabiam que eram feitos de cobaia", diz advogada

TAGS:
SERRA | OUTUBRO ROSA | EXAMES | UNIDADES DE SAÚDE | MAMOGRAFIA