SAÚDE

Outubro Rosa: Unidades de saúde abrem vagas para exames

As Unidades de Saúde de Vitória estão ampliando a oferta de preventivos e mamografias.

Em 01/10/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Elizabeth Nader/PMV

Para terem acesso aos exames, as mulheres devem passar por uma consulta com o médico ou enfermeiro de sua unidade de saúde de referência.

As unidades de saúde de Vitória já estão no clima do "Outubro Rosa". Além de informativos alertando sobre a importância do rastreamento precoce do câncer de mama e do colo de útero, as unidades estão ampliando a oferta de preventivos e mamografias em 40%, com 2.500 vagas para fazer preventivos e 1.300 para mamografias, durante todo o mês de outubro.

Para terem acesso aos exames, as mulheres devem passar por uma consulta com o médico ou enfermeiro de sua unidade de saúde de referência.

As unidades de Santo André, Bonfim, Jabour e Ilha das Caieiras funcionarão especialmente em sábados alternados, no mês de outubro, para atender às pacientes.  Já as unidades de Jardim Camburi e Ilha do Príncipe estão se organizando para atender esse público em horário estendido, com a realização de preventivos e solicitações de mamografia.

A secretária de Saúde de Vitória, Thaís Cohen, ressalta a importância do "Outubro Rosa"  para lembrar a sociedade sobre a necessidade de realizar exames preventivos e de rotina.

“Mesmo não apresentando nenhum sintoma, consultas e exames de rotina podem detectar problemas de saúde precocemente e com isso garantir um melhor tratamento. Essa preocupação em manter a rotina com os cuidados de saúde faz parte do autocuidado que todos devemos ter", afirmou.

Mastologia

Vitória conta com um ambulatório de mastologia, que funciona no Centro Municipal de Especialidades (CME), e conta com profissionais efetivos e também da Universidade de Vila Velha (UVV). Assim, o município passa a ofertar, de forma complementar ao Estado, 60 consultas, por mês, em mastologia.

Para ter acesso à especialidade, os pacientes são encaminhados a partir da avaliação dos profissionais das unidades de saúde e então são agendados para o atendimento. (Secom/PMV)

Leia também:

Covid: Agenda desta sexta tem mais 13 mil vagas para vacina
Prefeitura da Serra vai vacinar sem agendamento no terminais
Campanha Nacional de Multivacinação inicia nesta sexta (1º)
Secretaria de Saúde de Vitória monitora ILPI para idosos
​Quinta com 14 mil vagas para 2ª e 3ª doses em Vila Velha
Saúde vai abolir intervalo da vacinação contra covid-19 e gripe
Covid: sábado de vacinação sem agendamento em Vitória
Serra: “Corujão Rosa” fará atendimento gratuito em outubro
Pfizer pede à Anvisa que avalie eficácia de 3ª dose da vacina
"Idosos não sabiam que eram feitos de cobaia", diz advogada
Prefeitura de Serra está sempre atenta com saúde do idoso

TAGS:
VITÓRIA | OUTUBRO ROSA | EXAMES | UNIDADES DE SAÚDE | MAMOGRAFIA