SAÚDE

Pacientes com doença de parkinson no ES são tratados com gameterapia

Proposta de estudante é usar videogame, fazendo com que se movimentem.

Em 24/10/2014 Referência JCC

Um projeto de iniciação científica do curso de fisioterapia de uma faculdade em Vitória  usa a tecnologia de entretenimento para trabalhar a recuperação de pacientes com doença de parkinson. Segundo os professores, atualmente, o projeto trabalha experimentando como a 'gameterapia' - terapia através de jogos de videogame - pode auxiliar na melhoria do equilíbrio do paciente que tem a doença.

A proposta é da estudante Vivian Oliveira Silva, que montou um projeto aprovado pela comissão de iniciação científica da faculdade. Através do videogame, os pacientes podem ter acesso a vários jogos de ação e, com o auxílio de um tipo de controle remoto, pode jogar até tênis sem ter que ir para uma quadra de esportes, por exemplo. Como a prática exige movimentação corporal, acaba auxiliando na deficiência motora deles e, ao mesmo tempo, divertindo.

“O jogo trabalha os reflexos dos pacientes. Achei essa técnica interessante porque é diferente na fisioterapia. Nós não vemos muitas técnicas s envolvendo a informática nessa recuperação. É uma forma de dinamizar os atendimentos dos pacientes”, contou a estudante.

Segundo os professores, a 'gameterapia'  já é utilizada em países como os Estados Unidos e cehgou ao Brasil há dois anos. É uma terapia adicional à fisioterapia e vem para somar como técnica para recuperação de pacientes com alguma sequela neurológica.

Segundo a estudante Vivian, além de se movimentar, os jogos fazem com que o organismo do paciente libere substâncias que dão prazer. "O paciente não encara o tratamento como uma obrigação, mas como um momento de diversão", disse.

Serviço
Os atendimentos são realizados todas as quintas, das 8h às 17h, em uma sala da faculdade Católica Salesiana. Os pacientes têm 40 minutos de atendimento fisioterápico toda semana. Os  interessados podem procurar a Clínica Integrada de Atenção à Saúde da Católica (Ciasc) pelo telefone 27 3331-8654.

Mal de parkinson
O mal de parkinson uma doença cerebral que causa tremores e dificuldades para caminhar, se movimentar e se coordenar. A doença afeta homens e mulheres e é mais comum nos idosos.

Os sintomas iniciais são a dificuldade para começar ou continuar os movimentos, como começar a caminhar ou se levantar de uma cadeira. Isso acontece porque os músculos, principalmente os das pernas, ficam rígidos. A doença não tem cura, mas há tratamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Fonte: G1-Espírito Santo