ESPORTE CAPIXABA

Palmeiras vence o Flamengo e conquista Supercopa do Brasil

Confronto aconteceu no Mané Garrincha, em Brasília, e teve grandes emoções, com 7 gols.

Em 28/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Getty Images

Este foi o sétimo troféu conquistado pelo Palmeiras desde a chegada do técnico Abel Ferreira, que ultrapassa Felipão na lista de treinadores com mais títulos pelo Verdão.

O Palmeiras conquistou o seu primeiro título da temporada. Em duelo eletrizante na tarde deste sábado, 28, o Verdão venceu o Flamengo por 4 a 3 e sagrou-se campeão da Supercopa do Brasil. O confronto aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e teve grandes emoções, com muitos gols.

Os gols da vitória palmeirense foram marcados por Raphael Veiga e Gabriel Menino, ambos duas vezes. Já o Flamengo balançou as redes com Gabigol e Pedro.

Com o triunfo, o Palmeiras conquistou a Supercopa do Brasil pela primeira vez em sua história. Este foi o sétimo troféu conquistado pelo clube desde a chegada de Abel Ferreira, que ultrapassa Felipão na lista de treinadores com mais títulos pelo Verdão.

O jogo

A decisão começou quente no Mané Garrincha, com as duas torcidas empurrando suas respectivas equipes. Apesar disso, foram poucas as chances claras de gol nos minutos iniciais. O duelo era equilibrado, com muitas disputas no meio de campo.

Assim, qualquer erro poderia ser fatal, e foi decisivo para o placar ser aberto. Aos 22 minutos, Zé Rafael tentou driblar Arrascaeta na intermediária defensiva, mas foi desarmado. Assim, a bola sobrou limpa para o uruguaio dentro da área, e o camisa 8 palmeirense chegou atrasado, cometendo o pênalti. Na cobrança, Gabigol deslocou Weverton e colocou o Flamengo em vantagem.

A primeira boa chance para o Palmeiras empatar aconteceu aos 33 minutos. Zé Rafael invadiu a área e ajeitou para Endrick, que chutou rasteiro para defesa segura de Santos. Na chance seguinte, aos 37, o Verdão não desperdiçou e igualou a partida com Raphael Veiga, que aproveitou a sobra após finalização de Dudu e finalizou de canhota para empatar.

A partida ficou aberta na reta final da primeira etapa. O Flamengo teve a chance de voltar à frente do placar aos 47 minutos, mas Everton Ribeiro finalizou por cima. Ao dar a sua resposta no minuto seguinte, o Palmeiras virou a partida com um golaço de Gabriel Menino, que recebeu de Piquerez e emendou um lindo chute de canhota de fora da área.

Segundo tempo

As equipes voltaram do intervalo sem mudanças, e o segundo tempo começou agitado. Logo aos cinco minutos, o Flamengo teve duas chances de abrir o placar, mas parou em grandes defesas de Weverton, nas finalizações de Pedro e Gabigol.

Na jogada seguinte, porém, o camisa 10 do não desperdiçou ao receber um lindo passe de Everton Ribeiro em profundidade e tocar de cavadinha na saída do goleiro palmeirense para empatar a partida.

O Palmeiras, porém, não demorou para voltar a ficar em vantagem. Aos dez minutos, Everton Ribeiro tocou com o braço na bola dentro da área flamenguista, e o árbitro assinalou pênalti. Depois de certa demora, Raphael Veiga foi para a cobrança e converteu.

O ritmo do jogo era frenético e, poucos minutos depois, o Flamengo buscou o empate mais uma vez. Após boa jogada coletiva, Ayrton Lucas cruzou rasteiro para Pedro, que tocou de calcanhar para igualar o placar com um golaço.

Depois do terceiro gol flamenguista, a intensidade passou a cair, mas não impediu que o Palmeiras chegasse ao gol da vitória em boa  construção coletiva. Depois do cruzamento rasteiro de Raphael Veiga, a bola sobrou para Gabriel Menino, que conseguiu finalizar de canhota mesmo desequilibrado e anotou o quarto gol do Verdão.

Com as alterações feitas pelos dois treinadores, as equipes ganharam fôlego novo. Apesar disso, o nervosismo dentro de campo passou a atrapalhar as conclusões das jogadas. Os minutos finais foram de tensão, com o Flamengo rondando a área, mas a defesa palmeiense segurou a pressão e garantiu o triunfo.

Ficha técnica

PALMEIRAS 4 X 3 FLAMENGO
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: Sábado, 28 de janeiro de 2023
Horário: 16h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO-Fifa)
Assistentes: Bruno Boschilia (PR-Fifa) e Bruno Raphael Pires (GO-Fifa)
VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Gabriel Menino (Palmeiras); David Luiz, Everton Ribeiro e Gabigol (Flamengo)
Cartões vermelhos:
Gols: Raphael Veiga, aos 37 do 1T e aos 13 do 2T e Gabriel Menino, aos 48 do 1T e aos 28 do 2T (Palmeiras); Gabigol, aos 25 do 1T e aos 5 do 2T e Pedro, aos 15 do 2T (Flamengo)
Público: 56.095 torcedores
Renda: R$ 11.692.774,70

PALMEIRAS
Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino (Jailson), Zé Rafael (Luan) e Raphael Veiga; Dudu (Breno Lopes), Rony (Rafael Navarro) e Endrick (Mayke). Técnico: Abel Ferreira.

FLAMENGO
Santos, Varela (Matheusinho), David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Matheus França); Thiago Maia, Gerson, Arrascaeta (Éverton Cebolinha) e Everton Ribeiro; Pedro e Gabigol. Técnico: Vitor Pereira. (Gazeta Esportiva)

Leia também:

Curso nacional de treinadores de vôlei acontece em Vitóri
Luisa Stefani e Rafa Matos são campeões do Australian Open
Bolsa Atleta 2023: inscrições abertas para todas as faixas etárias
Arena Verão: finais da Copa Vitória acontecem nesta quarta
Governo ES inaugura revitalização de campo Bom de Bola
São Mateus: futevôlei abre edição dos jogos de verão Guriri
Programação com atividades orientadas segue em Cachoeiro
Domingo de altas temperaturas na Arena de Verão em Vitória
Alunos do ES se classificam para o Brasileiro de Atletismo
Campeonato Altinha das Comunidades acontece em Vitória

TAGS:
SUPERCOPA | FLAMENGO | PALMEIRAS | BRASÍLIA | CAMPEÃO