RELIGIÃO

Papa pede a políticos consciência sobre ações na Ucrânia

O papa Francisco condenou hoje (23) ações que "desestabilizam a coexistência entre nações.

Em 23/02/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Agência Lusa/EPA/Pool/Alessandro Di Meo/Direitos Reservados

O papa Francisco pediu aos políticos que façam "sério exame de consciência diante de Deus" sobre os efeitos de suas ações.

O papa Francisco condenou hoje (23) ações que "desestabilizam a coexistência entre nações e desacreditam o direito internacional". Ele disse que a ameaça de guerra na Ucrânia causa grande dor em seu coração. 

Os Estados Unidos e aliados acusam a Rússia de violar flagrantemente a lei internacional, ao ordenar o envio de tropas a regiões separatistas do leste da Ucrânia e reconhecer Donetsk e Luhansk como repúblicas independentes.

Falando em tom sombrio ao final de sua audiência geral semanal, Francisco pediu aos políticos que façam "sério exame de consciência diante de Deus" sobre os efeitos de suas ações.

Ele proclamou a Quarta-feira de Cinzas, em 2 de março deste ano, como dia internacional de jejum e oração pela paz. Condenou ainda a "insensatez diabólica da violência" e pediu à Nossa Senhora, "rainha da paz", que salve o mundo da loucura da guerra.

"Tenho muita dor no coração por causa do agravamento da situação na Ucrânia", afirmou o papa, acrescentando que está angustiado e preocupado como muitos ao redor do mundo porque a paz está ameaçada por interesses sectários.

"Apelo a todos os lados para que se abstenham de qualquer ação que possa provocar mais sofrimento às populações, desestabilizar a convivência entre as nações e desacreditar o direito internacional." (Por  Philip Pullella - Reuters* - Cidade do Vaticano) - (*É proibida a reprodução deste conteúdo).

Leia também:

Papa Francisco voltará a celebrar missa de cinzas em Roma
Papa volta a pedir para que líderes levem paz para Ucrânia
Padre italiano pega mais de 7 anos de prisão por extorsão
Papa encoraja religiosas a reagir contra própria exploração
Capela do Convento ficará fechada para obras de restauro
Papa lamenta as vítimas de chuvas e inundações no Brasil
Papa envia carta para freira que atua com comunidade LGBTQIA+
Papa Francisco recebe visita do premiê do Líbano no Vaticano
Arcebispo de Aparecida pede pátria sem armas, ódio e mentira
Papa abre maior consulta democrática da história da Igreja

TAGS:
PAPA | UCRÂNIA | RÚSSIA | CONSCIÊNCIA | POLÍTICOS