TEMAS GERAIS

Papa pede fim de demissão de mulheres que engravidam

Papa Francisco realizou uma audiência privada com centenas de membros da Confindustria

Em 12/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: iStock

Essa não é a primeira vez que o Pontífice cobra o respeito e o apoio às grávidas no ambiente de trabalho e o tema da natalidade que, especialmente na Itália, é um assunto muito em voga por conta do envelhecimento da população.

O papa Francisco realizou nesta segunda-feira (12/9) uma audiência privada com centenas de membros da Confederação das Indústrias Italianas (Confindustria) no Vaticano e cobrou o fim das demissões de mulheres que engravidam.

"Sobre o assunto da natalidade, às vezes, acontece que uma mulher que está empregada aqui ou que trabalha ali tem medo de engravidar. Isso é uma realidade, não digo que acontece com vocês, mas é uma realidade: assim que começa a aparecer a barriga, ela é demitida. 'Não, você não pode ficar grávida'. Por favor, isso é um problema para as mulheres trabalhadoras. Estudem isso e vejam como fazer para que uma mulher grávida possa seguir na carreira, seja com o filho que espera, seja com o trabalho", afirmou aos presentes.

Essa não é a primeira vez que o Pontífice cobra o respeito e o apoio às grávidas no ambiente de trabalho e o tema da natalidade que, especialmente na Itália, é um assunto muito em voga por conta do envelhecimento da população.

Em outra passagem de seu longo discurso, o líder da Igreja Católica voltou a falar das disparidades salariais vistas no mundo e como isso afeta a própria sociedade como um todo.

"Criar trabalho gera uma certa igualdade nas vossas empresas e na sociedade. É verdade que nas empresas existe a hierarquia, é verdade que existem funções e salários diferentes, mas os salários não devem ser muito diferentes. Hoje, a parcela do valor que vai para o trabalho é muito pequena, sobretudo se compararmos com aquela que vai para as rendas financeiras e para os salários dos gerentes. Se a diferença entre os salários mais altos e mais baixos fica muito grande, adoece a comunidade empresarial e logo adoece a empresa", disse o religioso.

Segundo o Papa, "o valor que vocês criam depende de todos e de cada um, depende da sua criatividade, do talento e da inovação, mas também depende da cooperação de todos, do trabalho diário de todos".

Para Francisco, "se é verdade que cada trabalhador depende do empresário e dos diretores, é também verdade que o empresário depende de cada trabalhador, da criatividade, do coração deles e até da alma" para crescer. Parte do discurso também foi voltado à integração dos migrantes, um dos temas mais caros do líder católico durante seu Pontificado.

Conforme Jorge Mario Bergoglio, "é preciso destacar o papel positivo que as empresas têm sobre a realidade da migração, favorecendo a integração construtiva e valorizando a capacidade indispensável para a sobrevivência das empresas no atual contexto". 

"Ao mesmo tempo, é preciso rejeitar com força toda forma de exploração de pessoas e de negligência sobre a segurança delas. O problema dos migrantes pede que eles sejam acolhidos, acompanhados, apoiados e integrados. E uma maneira de integrar é pelo trabalho. Mas, se o migrante é rejeitado ou simplesmente usado como um trabalhador braçal sem direitos isso é uma injustiça grande e faz mal também ao país", acrescentou. (Ansa) 

Leia também:

Serra: Empreendedor pode solicitar empréstimo pelo celular
Presidente Jair Bolsonaro sanciona campanha Agosto Lilás
200 empresas estarão em mutirão de negociação de dívidas
Niterói abre hoje a série Cidades na Década do Oceano
Serra amplia programa de erradicação do trabalho infantil
Morreu hoje (8) a rainha Elizabeth II aos 96 anos, na Escócia
Papa Francisco alerta para risco de escalada nuclear na Europa
07 de setembro: Procon dá dicas para aproveitar o feriado
Justiça proíbe a venda de iPhone sem carregador de bateria
Vitória 471 anos: fachada da Catedral terá show de luzes

TAGS:
PAPA FRANCISCO | MULHERES | CONFINDUSTRIA | GRÁVIDA | VATICANO