CIDADE

Pará de Minas alerta sobre risco de rompimento de barragem

Após intensas chuvas, autoridades pedem que moradores deixem imediatamente suas casas

Em 10/01/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução Instagram Prefeitura de Pará de Minas

Um ponto de apoio foi montado em Carioca, no posto de saúde e no salão ao lado da igreja, com o objetivo de receber as famílias que estão deixando suas casas e que não têm um local para se abrigar.

A Prefeitura de Pará de Minas, município de Minas Gerais a cerca de 85 quilômetros de Belo Horizonte, emitiu um alerta máximo e pediu aos moradores abaixo da Usina do Carioca, que deixem suas casas imediatamente devido ao alto risco de rompimento da barragem da hidrelétrica, que pertence à empresa Santanense. O comunicado foi dado na noite deste domingo, 9, e vale também para os moradores dos municípios de Pitangui, Onça de Pitangui, São João de Cima, Casquilho de Baixo, Casquilho de Cima e Conceição do Pará.

As equipes da prefeitura e da Defesa Civil estão no local fazendo o acompanhamento da situação após as intensas chuvas na região. Segundo o Corpo de Bombeiros, caso a barragem rompa, o nível da água deve chegar a 60 metros de altura.

Um ponto de apoio foi montado em Carioca, no posto de saúde e no salão ao lado da igreja, com o objetivo de receber as famílias que estão deixando suas casas e que não têm um local para se abrigar.

O prefeito Elias Diniz informou, pelas redes sociais, que foram mobilizadas as equipes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Ação Social. Ônibus foram disponibilizados para levar os moradores da região ao abrigo montado pela prefeitura.

"Esse momento ainda é o momento de um alerta total, pois a gente sabe que os aguapés pesou muito a comporta da barragem da Usina do Carioca, e ainda não sabemos como se encontra a situação envolvendo Britos e até mesmo a barragem de Benfica, em Itaúna, e pode ocorrer um efeito dominó", alerta o prefeito. Partes de baixo da barragem já estão inundadas, informou Diniz. (Estadão Conteúdo)

Leia também:

Prefeitura de Serra divulga cronograma de serviços na semana
Vitória terá Festival Verão de Esportes a partir do próximo dia 11
Vitória cancela carnaval de rua e mantém desfile das Escolas
Cariacica realiza diversas ações de limpeza e manutenção
Verão 2022: Vila Velha garante limpeza da orla diariamente
Blocos de rua de SP não vão participar do carnaval 2022
Com novos casos de covid-19, Rio cancela blocos de carnaval
Serra lidera no crescimento do índice de repasse de ICMS
Preços da indústria sobem 1,31% em novembro, diz IBGE
Contribuição do MEI subirá para R$ 60,60 a partir de fevereiro

TAGS:
PARÁ DE MINAS | MINAS GERAIS | CHUVAS | BARRAGEM | RISCO