ESPORTE NACIONAL

Para voltar a ser campeão, São Paulo trabalha por mudanças

Fernando Diniz será o grande responsável por guiar o São Paulo na temporada 2020.

Em 01/01/2020 Referência CCNEWS, Redação

(Rubens Chiri/saopaulofc.net) Foto: Lance!

O São Paulo vai em busca de títulos em 2020. Sem levantar uma taça de expressão desde a temporada 2012, quando sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana após uma polêmica final contra o Tigre-ARG, o Tricolor corre atrás de mudanças nesta temporada. Atualmente, o clube do Morumbi é dono do maior jejum entre as 12 grandes equipes do país e trabalha para se livrar da marca negativa.

Nesta temporada, a tendência é de que o técnico Fernando Diniz não perca nomes importantes como Daniel Alves, Tiago Volpi, Bruno Alves, Pablo, Igor Gomes e Alexandre Pato, Em compensação, alguns têm sua saída quase certa, como Jucilei, Hudson e o jovem talentoso Antony, que está na mira do futebol alemão há meses.

A diretoria não deve fazer muitas contratações nesta janela, já que considera o atual elenco com potencial para disputar todas as competições que o clube terá pela frente. Mesmo assim, atacantes e meias-ofensivos são esperados no Morumbi nas próximas semanas, visto que em 2019 a equipe terminou o ano com média inferior a um gol por partida (56 gols em 60 jogos oficiais).

Compromissos em 2020

Pré-Temporada
O São Paulo se apresenta na próxima segunda-feira, dia 6, no CT da Barra Funda. Ao contrário do ano passado, quando fez sua pré-temporada nos Estados Unidos, o Tricolor permanecerá no Brasil, em sua casa. No dia 7, o elenco são-paulino viaja até Cotia - local de treinamento dos garotos da base - e fica por lá até o início da temporada regular do futebol brasileiro.

Paulistão
O primeiro grande desafio do clube do Morumbi em 2020 será o Campeonato Paulista. Atual vice-campeão, o São Paulo tentará sua 22ª conquista do estadual. A última vez que conseguiu esse título foi na temporada 2005, ano em que também conquistou a Copa Libertadores e o Mundial de Clubes. A ausência de um título paulista por quase uma década e meia incomoda muito os são-paulinos e, por isso, o clube não abrirá mão da disputa do torneio. A estreia do Tricolor será no dia 22 de janeiro, contra o Água Santa.

Copa Libertadores
Em 2020, o São Paulo disputa mais uma edição da Copa Libertadores - competição com a qual a torcida está identificada há anos e anos. Nesta temporada, o Tricolor está no Grupo D ao lado do poderoso River Plate, da LDU, do Equador, e também do jovem Binacional, do Peru, que faz sua estreia na principal competição do futebol sul-americano. A estreia do Tricolor será diante dos peruanos, fora de casa, no dia 5 de março. Copa do Brasil

Brasileirão
Seis vezes campeão nacional, o São Paulo também terá pela frente o Brasileirão em 2020. No ano passado, mesmo com a vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores assegurada com uma rodada de antecedência, o Tricolor teve uma campanha irregular - repleta de altos e baixos. O clube entende que chegou a hora de voltar a disputar o principal título do país e, para isso, se planeja para manter as atuais peças do elenco e também trazer nomes de peso ao longo da temporada para ser competitivo.

Copa do Brasil
Embora seja um dos clubes mais vencedores do futebol nacional, o São Paulo jamais conquistou o título da Copa do Brasil. Nesta edição, o Tricolor inicia sua jornada no torneio mata-mata já nas oitavas de final. Sendo assim, para levantar a tão cobiçada taça da competição, bastam oito jogos para a equipe do Morumbi - muito menos do que as 38 partidas do Campeonato Brasileiro.

Lance!