MEIO AMBIENTE

Parque Cachoeira da Fumaça (ES) abre inscrições para voluntários

A atuação será de três meses, do dia 1º de dezembro de 2014 ao dia 1º de março de 2015.

Em 25/10/2014 Referência JCC

Estão abertas as inscrições, até o dia 07 de novembro, para seleção de serviço voluntário no Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (PECF), localizado no município de Alegre e gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema). São oferecidas seis vagas para o período matutino, vespertino ou noturno. A atuação será de três meses, do dia 1º de dezembro de 2014 ao dia 1º de março de 2015. 
 
Pode se inscrever qualquer pessoa acima de 18 anos, preferencialmente, estudantes ou formados, de nível técnico, ensino superior ou pós-graduação nas áreas de turismo, ciências biológicas, ciências da terra, ciências do mar, ciências sociais e demais áreas afins.
 
O trabalho a ser desenvolvido pelos voluntários na Unidade de Conservação (UC) engloba recreação, turismo e educação ambiental. Os voluntários que participarem receberão um certificado no modelo do Programa de Voluntariado do Iema, com o período trabalhado e as atividades desenvolvidas.
O programa objetiva, dentre outras coisas, promover a cooperação entre o governo e a sociedade civil na busca de soluções coletivas de proteção e conservação dos recursos naturais e, também, contribuir para a formação ética e cidadã do voluntário, potencializando a formação técnica e científica dos cidadãos interessados em atuar na questão ambiental.
 
O edital do programa de voluntariado foi publicado no Diário Oficial na última quinta-feira (23). A ficha de inscrição e demais informações sobre o programa estão disponíveis no site: www.meioambiente.es.gov.br.
 
Das inscrições
 
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviar junto com currículo (no máximo duas laudas) para o e-mail pvuciema@gmail.com com o assunto “Voluntário PECF 2014”, até o dia 07 de novembro de 2014. 
Os candidatos serão selecionados a partir da análise de currículo, ficha de inscrição e entrevista e serão contatados para dar prosseguimento ao programa.
 
Parque Estadual de Cachoeira da Fumaça
 
Situado na Região do Caparaó, teve sua área original desapropriada em agosto de 1984, por meio do decreto n°2791-E, sendo instituído e ampliado, em fevereiro de 2009, por meio dos decretos n°2220-R e n°155-S. O Parque possui uma área aproximada de 162,5 ha e protege nascentes e remanescentes de um trecho conservado do rio Braço Norte Direito, afluente do rio Itapemirim. A região é formada por fragmentos florestais de mata ciliar e vegetação rupestre. Parte da área de pastagem foi restaurada com espécies nativas. Possui exuberante queda d’água de 144 metros de altura, além de trilhas bem demarcadas e de fácil acesso. Ao longo do rio a paisagem apresenta cascatas e corredeiras. Sua flora é marcada por bromélias, helicônias, jacarandás-de-espinho, dentre outros, e a fauna é representada por animais raros como maitaca, martin-pescador-grande, lontra e gato-do-mato-pequeno. É uma das unidades mais procuradas para visitas escolares e por turistas.
 
Serviço: 
Data: até o dia 07 de novembro de 2014.
Local: Parque Estadual Cachoeira da Fumaça, localizado na comunidade de Cachoeira da Fumaça, Zona Rural, Distrito de Araraí - Alegre/ES.
 
Parque Estadual de Cachoeira da Fumaça:
E-mail: iema.pecf@gmail.com
Telefone: (28) 9 9999-0639
Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação:
E-mail: pvuciema@gmail.com 
Telefone: (27) 3636-2571
Fonte: Seama