CIDADE

Parque da Manteigueira será cercado, terá deck, mirante e trilhas

Prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assinou a Ordem de Serviço para as intervenções.

Em 24/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Antônio Carlos/PMVV

O prefeito Arnaldinho Borgo contou que a reestruturação do parque é um enorme ganho para o desenvolvimento sustentável de Vila Velha.

Na quinta-feira (23), o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, assinou a Ordem de Serviço para cercamento do Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado no bairro Glória. A cerimônia de assinatura contou com a presença de autoridades do legislativo estadual e municipal, além de lideranças comunitárias locais.

Para o cercamento, serão utilizados 755 metros de gradis nylofor 3D, com pintura eletrostática, inclusive postes e acessórios, chumbada em base de concreto. O valor do investimento é de R$ 474 mil, com prazo de conclusão previsto para 60 dias.

Também foi apresentado o projeto de requalificação da unidade de conservação, que vai transformar o parque num local ainda mais atrativo, familiar e turístico da cidade, com trilhas, nova sede, mirante e deck. 

O prefeito Arnaldinho Borgo contou que a reestruturação do parque é um enorme ganho para o desenvolvimento sustentável de Vila Velha, além de ser mais um exemplo concreto de como o meio ambiente tem recebido atenção especial. 

“Essa é mais uma obra de valorização das áreas verdes do município, de respeito à flora e fauna da cidade e que vai nos permitir a abertura sustentável de um lugar lindo como esse, antes abandonado, de forma equilibrada, para receber famílias, alunos das escolas da rede municipal e turistas de todos os lugares”, ressaltou.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, lembrou que o recurso para o cercamento do parque já estava destinado desde o ano de 2011.

“Passaram-se várias gestões e ninguém teve a coragem de executar as obras. O cercamento, além de aumentar a segurança, não permitirá que pessoas entrem no parque fora do horário de funcionamento para cometer irregularidades. É um avanço muito grande e uma resposta para a comunidade, que sempre nos cobrou essa intervenção”, contou.

Requalificação

O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, que conta com uma área de 162 hectares e abriga fragmentos da Mata Atlântica e uma variada fauna, será todo reestruturado. O projeto paisagístico e arquitetônico contempla um novo pórtico de acesso, reforma da sede administrativa, construção de um centro de apoio ao turista, píer na Prainha do Manguezal, mirante da Pedra do Urubu, melhoria das trilhas, bicicletário, guarita e estacionamento.

O projeto de estruturação do Parque do Morro da Manteigueira está orçado em R$ 4 milhões e a licitação para a execução do projeto deverá será lançada ainda este ano. 

Cabe ainda ressaltar que o projeto foi todo elaborado levando em conta as condicionantes ambientais, elementos naturais e geográficos, adaptação de cada elemento construído ao lugar e a expressividade formal e estética, além de considerar aspectos de acessibilidade e utilização de pedras existentes nos morros dos parques como revestimento externo.

O Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira está localizado no final da rua Mourisco, no bairro Glória e funciona de terça-feira a domingo, no horário das 8 às 17h.

Leia também:

Guarapari realiza Ação Social, neste sábado, em Condados
Cachoeiro: Mais ruas receberam manutenção e melhorias
Prefeitura de Vila Velha inaugura novo campo em Santa Rita
Cariacica celebra seus 132 anos de emancipação política
Serra registra marca de 40 bairros no programa Serra mais luz
As ruas de Vitória serão interditadas para as festas juninas
Prefeitura de Nova Venécia implanta o “Núcleo de Ideias”
Cariacica: rodovia está 95% iluminado por lâmpadas de LED
Mais 24 profissionais da saúde são convocados em Vitória
Linhares é destaque no ranking de empregos no ES em abril
Município da Serra inaugura primeiro ecoponto do estado

TAGS:
VILA VELHA | PARQUE | MANGABEIRA | CERCADO | TRILHAS