LAZER

Parque Estadual Pedra Azul volta a receber visitantes.

A partir deste sábado (19), com funcionamento todos os dias, das 8h às 17h.

Em 19/11/2016 Referência JCC

O Parque Estadual Pedra Azul (Pepaz), um dos locais públicos mais visitados do Espírito Santo, principalmente durante o inverno, volta a abrir seus grandes portões para receber os visitantes, a partir deste sábado (19), com funcionamento todos os dias, das 8h às 17h.

O parque estava fechado desde o último dia 29 de agosto, em consequência da maior crise hídrica do Estado nos últimos 80 anos. Uma das preocupações durante esse período foi em relação aos focos de incêndios, comuns em períodos de seca e ventos fortes.

O Pepaz é gerenciado pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), com média de 1.200 visitantes/mês. O atendimento ao público será retomado parcialmente graças à normalização do regime das chuvas. Os serviços administrativos e as estruturas de apoio do parque, que dependiam das nascentes para o abastecimento, voltam a ter condições de receber visitantes. 

A estiagem prolongada provocou impactos de difícil recuperação nas trilhas, o que levou a medidas de intervenção por parte dos servidores do parque. Atualmente, continuam os trabalhos de contenção de erosões, drenagens, instalação de pontilhões e cobertura de raízes expostas. O local tem formação rochosa, com camadas muito finas de solo e mais propenso à erosão. Diante desse cenário, os visitantes não poderão, no momento, utilizar as trilhas até que as intervenções estejam concluídas. O Iema informa que tais medidas visam atender melhor aos visitantes da Unidade de Conservação.

Parque Estadual da Pedra Azul (Pepaz)

O parque é um dos locais mais visitados no Espírito Santo, durante o inverno. O parque tem uma área de 1.240 hectares. Já a Pedra Azul, que dá nome ao parque, é uma formação de granito e gnaisse de 1.822 metros de altura.

Curiosamente a ação de eventos naturais esculpiu parte da rocha em forma de lagarto. O parque possui uma trilha autoguiada na base da Pedra Azul, uma trilha que dá acesso às piscinas naturais e uma trilha para escalada (com os trabalhos que estão sendo realizados, este trecho está fechado no momento). 

É recomendável que o visitante ligue antes para o parque, no número (27) 3248-1156, para checar se há disponibilidade para o trajeto, pois há limite para a visitação tendo em vista que se trata de terreno acidentado.

Localização: Domingos Martins, Região Serrana.

Secom/ES