CIDADE

Parque Moscoso celebra 109 anos com atrações, beleza e história

Parque Moscoso, mais antigo da capital do Espírito Santo, traz belezas, histórias e memórias.

Em 19/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

Prefeito Lorenzo Pazolini cantou "Parabéns" para o Parque Moscoso acompanhado de gestores da Prefeitura de Vitória, palhaços e crianças.

Um dos cartões-postais de Vitória, o Parque Moscoso, que celebra hoje (19) seu aniversário de 109 anos, possibilita ao visitante usufruir um pouco da história capixaba, da beleza e da elegância nele presentes, além, é claro, das memórias criadas ao longo do tempo com esse espaço tão agradável e querido de Vitória e do Estado.

A aposentada Eliete Cecatto mora no Centro e frequenta o local há mais de 70 anos. Ela é do interior do Estado e conta que vinha visitar uma tia que morava perto do parque, pelo qual tinha se encantado. Tanto insistiu que se mudou para a capital.

"Desde quando eu tinha 8 anos, eu frequentava o Parque Moscoso. Vínhamos sempre. Não havia televisão e o parque era nossa diversão, nossa referência".

Por tudo que representa para a cidade e por ser referência para tantas gerações, seu aniversário não poderia passar em branco. Houve apresentações musicais, dança, capoeira, contação de histórias, mágicas e o tradicional "Parabéns!".

Presença do prefeito Lorenzo Pazolini. A celebração do aniversário do Parque Moscoso conta com uma programação presencial e virtual. Foto: Leonardo Silveira/PMV

As normas sanitárias de prevenção ao coronavírus foram seguidas, como limite de pessoas no parque e uso obrigatório de máscara e álcool em gel. Quem chegava ao local ainda passava por aferição de temperatura. 

Atrações

A apresentação instrumental de piano e violino ficou, respectivamente, com os músicos André Rosalém e Wagner de Souza. Mágica, contação de histórias e palhaços ficaram por conta do Instituto Unimed. A banda de congo Amores da Lua animou a festa. O dançarino Milton Herzog encantou os presentes com a dança de salão. Também teve oficina de capoeira do Museu Capixaba do Negro (Negro), com o instrutor Cromado. Outra atividade foi a contação de histórias com o "Tio Diu".

"É uma alegria imensa estar aqui nessa data tão especial, em um lugar que marcou a vida de tanta gente, inclusive a minha. Estar no Parque Moscoso é resgatar memórias afetivas de uma infância feliz. Está sendo uma manhã muito especial a comemoração dos 109 anos do parque", afirmou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que participou do evento.

Apresentação da banda de congo Amores da Lua foi uma das atrações na comemoração dos 109 anos do Parque Moscoso. Foto: Elizabeth Nader/PMV

"O lugar da família é no parque, e o Parque Moscoso tem história. São 109 anos acompanhando o desenvolvimento da nossa cidade. Várias épocas marcam a história desse espaço! Estávamos ansiosos para receber toda a comunidade", disse o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger.

O subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-estar Animal, Breno Panetto chamou a atenção para as memórias de infância.

"Quem não se lembra de uma memória de infância do Parque Moscoso? São 109 anos desse parque, que representa tanto o valor do verde e da vida na nossa cidade", destacou.

Exposição e visita virtual

Além da programação presencial, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental, elaborou uma série de atividades educativas para serem trabalhadas com estudantes da rede pública de Vitória.

Uma delas deu origem à Exposição Memórias e Pertencimentos do Parque Moscoso, que traz desenhos sobre esse espaço tão especial, disponível no site da Prefeitura de Vitória.

Participaram da ação estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) São Vicente de Paulo (Centro) e Alvimar Silva (Santo Antônio).

Os educadores ambientais da Semmam criaram, também, atividades como o “Desafio do Conhecimento”, “Jogo dos 7 erros”, “Caça- palavras”, “Jogo da Memória” e “Seja um detetive”.

Também foram disponibilizados aos estudantes, de forma digital, exemplares da cartilha “Parque Moscoso: Um centenário de história”. Atividades educativas também serão disponibilizadas nas redes sociais da PMV.

Outra atividade foi uma contação de história com o “Tio Diu”, uma visita virtual com o personagem que, de maneira lúdica, fala sobre a história desse espaço, despertando nas crianças memórias e afetividades sobre esse cantinho tão querido da cidade. Essa atividade foi uma parceria com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).

Parque mais antigo da cidade 

Inaugurado em 1912, no governo de Jerônimo Monteiro, à época “presidente do estado” (1908-1912), o Parque Moscoso, localizado no Centro, é o mais antigo de Vitória.

São, aproximadamente, 24.000 m² de área, constituindo-se num ambiente tranquilidade em meio à correria do centro da metrópole. O parque possui quatro entradas, pelas avenidas Cleto Nunes e República e pelas ruas Padre Anchieta e 23 de Maio, e o seu nome foi uma homenagem a Henrique Moscoso, que foi presidente da província do Espírito Santo. (Com informações da Secom/PMV)

Leia também:

Casa Porto reabre as portas após 14 meses e traz exposição
Vitória abre agenda on-line para emitir Carteira de Identidade
Ministra Damares lança Campanha Maio Laranja em Vitória
Beleza de Vitória passa pelas vassouras do pessoal de limpeza
Guarda Municipal retira barricadas em pontos de Andorinhas
Campanha Maio Amarelo alerta sobre segurança no trânsito
Vitória recebe doação de capacetes de respiração assistida
Moradores participam do Plano Diretor de Águas Urbanas
Guarda Civil Municipal detém mais um homicida em Vitória
Polícia Militar inaugura nova sede da 3ª Companhia em Vitória

TAGS: 
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | IPVA | GOVERNO