MEIO AMBIENTE

Parque Rota das Garças completa 21 anos de preservação

O Parque Rota das Garças, em Viana completa 21 anos de preservação do meio ambiente.

Em 22/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Secom/PMViana

A Unidade de Conservação foi criada há 19 anos visando conservação, proteção, ampliação e recuperação florestal da área, bem como das espécies remanescentes do local.

O Parque Natural Municipal Rota das Garças pode ser considerado o pulmão de Viana com seus 420 mil m² de muito verde às margens da BR 262, entre o bairro Bom Pastor e a Sede do município. Esse é um excelente motivo para comemorar neste, 21 de maio, o Dia da Mata Atlântica, tendo em vista que este é o bioma predominante no Parque e que apresenta a maior biodiversidade do Planeta Terra.

A Unidade de Conservação foi criada há 19 anos visando conservação, proteção, ampliação e recuperação florestal da área, bem como das espécies remanescentes do local.

Conforme o Ministério do Meio Ambiente, a Mata Atlântica é composta por formações florestais associadas a outros ecossistemas menores e o bioma estende-se por grande parte da costa do país. Porém, ocupações e atividades humanas deixaram apenas 29% de sua cobertura original, que era de 1,3 milhão de km² em 17 estados brasileiros.

Segundo o Plano de Manejo do Parque Rota das Garças, realizado na área inicial do Parque, que era de 68 mil m², no local vivem 123 das 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas que só ocorrem nesse bioma, e várias em ameaça de extinção.

O Parque abriga ainda 58 das cerca de 850 espécies de aves; 15 das 370 de anfíbios; 14 das 200 de répteis e 13 das 270 de mamíferos.

A Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos para 145 milhões de cidadãos que vivem em seus domínios. É responsável pela produção, regulação e abastecimento de água, regulação e equilíbrio climáticos, proteção de encostas e atenuação de desastres, fertilidade e proteção do solo, produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios, além de proporcionar paisagens cênicas exuberantes e preservar imensos patrimônios histórico e cultural.

O Espírito Santo tinha originalmente todo o seu território coberto pela Mata Atlântica, reduzida durante sucessivos ciclos econômicos.

Certificado de Centro de Educação Ambiental

Valorização e boa conduta com o meio ambiente gerou reconhecimento ao Parque Natural Municipal Rota das Garças. O Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) certificou o parque como Centro de Educação Ambiental do Espírito Santo.

A certificação veio em virtude do cumprimento de todos os requisitos estabelecidos pela Instrução Normativa 7-N, de 14 de julho de 2020. Além disso, o espaço recebeu o título de Centro de Educação Ambiental do Estado. Com isso, o Parque Natural Rota das Garças, tornou-se o primeiro e único parque da Grande Vitória a ter o certificado. (Secom/PMViana)

Leia também:

Fundo Amazônia recebe cerca de R$ 3,3 bilhões em doações
Mata Nativa BR vai investir R$ 30 milhões para repor floresta
Governo instala comissão para zerar desmatamento no Brasil
Barbalho assina decreto para combater desmatamento
Projeto Lua Cheia começa no Parque da Fonte Grande
Linhares realiza plantio de 300 árvores no Pontal do Ipiranga
Área de florestas queimadas quase dobra em 1 ano, diz MapBiomas
Mais de meia tonelada de óleo é retirada da praia de Guriri/ES
PMVV alerta sobre risco de acidentes com animais nas praias
Prefeitura de João Neiva orienta sobre descarte de eletrônicos

TAGS:
VIANA | PARQUE | ROTA DAS GARÇAS | PRESERVAÇÃO | MEIO AMBIENTE