CIDADE

Parque Urbano Municipal de Jesus de Nazareth, em Vitória

O novo parque urbano terá 35.870,71 m² de área e será um espaço com diferentes vocações.

Em 29/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Leonardo Silveira/PMV

O Parque Urbano Municipal de Jesus de Nazareth será administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam).

No mês que completa 470 anos, Vitória dá mais um passo para se tornar, cada dia mais, uma cidade sustentável e preparada para as próximas gerações. Como parte do Plano Vitória, um grande pacote de R$ 1 bilhão de investimentos em diversas áreas, com ações até 2024, a Prefeitura apresentou, na noite desta segunda-feira (27), à comunidade do bairro Jesus de Nazareth, a proposta de criação do Parque Urbano Municipal de Jesus de Nazareth.

O novo Parque terá 35.870,71 m² de área e será um espaço com diferentes vocações: vai possibilitar desde a contemplação de algumas das mais belas paisagens da cidade até a prática de esportes radicais. O Parque terá grande importância ambiental para a comunidade e também para toda a cidade, sendo uma área de preservação e educação ambiental. Na reunião, os moradores fizeram sugestões para o futuro projeto. O Parque terá vista para a Enseada do Suá e a Terceira Ponte, toda a Baía de Vitória até o Porto e o Maciço Central.

Objetivo

O Parque Urbano Municipal de Jesus de Nazareth será administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e tem como objetivo proteger e ampliar a cobertura vegetal; contribuir para estabilização do solo, reduzindo a erosão; proteger e conservar os espécimes remanescentes, possibilitando a manutenção da fauna local; recuperar as áreas degradadas no local; promover a educação ambiental, lazer e turismo; possibilitar e fomentar a pesquisa.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Foeger, destacou a importância da participação da comunidade e o diálogo da Prefeitura com os moradores e comerciantes.

“A gestão do prefeito Lorenzo Pazolini é a gestão do diálogo, que discute com as comunidades o futuro de nossa cidade. Nós sempre estaremos nas comunidades para expor nossas ações da melhor maneira possível”, disse.

“Jesus de Nazareth tem um grande potencial, com conexão direta com o mar, altitude e uma área verde dentro do bairro. O parque urbano permite um maior uso da comunidade, com atividades culturais, de lazer e esportes”, afirmou o secretário, destacando as potencialidades do bairro.

O presidente da comunidade, Izael Morais, lembrou que o Parque vai possibilitar uma melhor qualidade de vida para a população.

“A comunidade está interessada no assunto, veio em peso em hoje. A Prefeitura abriu esse diálogo. Isso é muito importante para todos”, disse.

Vale do Mulembá

No último dia 8 de setembro, quando Vitória completou 470 anos, foram inauguradas as novas estruturas do Parque Natural Municipal Vale do Mulembá, em Joana D’Arc, que estava há quase 10 anos fechado para visitação pública. O Parque ganhou um Centro de Visitantes e Administrativo, Centro de Educação Ambiental e Cultural, auditório e o Módulo de Apoio dos Tiradores de Barro, que representa a valoriza o trabalho ancestral das paneleiras.


Prefeitura de Vitória apresenta à comunidade do bairro Jesus de Nazareth proposta para criação de Parque urbano com 35.870,71 m² de área. Foto: Leonardo Silveira/PMV

Além disso, ganhou cercamento, pórtico de entrada, vias de circulação interna e estacionamento, oferecendo novas estruturas para o convívio com a natureza e para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de pesquisa e de valorização do nosso patrimônio cultural, como a produção da panela de barro.

Na última semana, foi lançado, ainda, o Parque Cultural Reserva de Vitória, um espaço que vai reunir o verde da paisagem, a cultura e o azul do mar, na Enseada do Suá. O Parque, que está localizado entre a praia e o Shopping Vitória, está sendo construído pela iniciativa privada e se tornará mais uma opção de área pública para a cidade.

O local é fruto de uma parceria da Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec) e Meio Ambiente (Semmam), e a Nova Cidade Empreendimentos.

Leia também:

Cariacica segue com trabalhos de manutenção nesta terça (28)
Prefeitura retoma atividades ambientais no Parque da Cidade
Diversão e aprendizado no Dia Nacional do Idoso em Linhares
Central de serviços inicia semana com manutenção em Vitória
Servidores participam de palestra de prevenção ao suicídio
Procon multa empresas de internet que descumprem normas
Fiscalização impede ocupação irregular em Feu Rosa, Serra
Prefeitura de Serra adota modelo contemporâneo de gestão
> Ação educativa vai marcar Dia Nacional do Idoso em Linhares
Unidade Móvel do Empreendedor já atendeu 1.506 pessoas
Procon divulga pesquisa de preços para o Dias das Crianças
Serra assina termo de fomento com Projeto Vovô Chiquinho

TAGS:
PARQUE | URBANO | JESUS DE NAZARETH | VITÓRIA | PLANO | UM BILHÃO