LAZER

Parques estaduais do Espirito Santo oferecem trilha e piscinas naturais.

Os parques estaduais são uma ótima opção pra quem quer se divertir.

Em 16/01/2017 Referência JCC

Os parques estaduais são uma ótima opção pra quem quer se divertir e apreciar a natureza, em qualquer época do ano. Agora, no verão, a procura pelas áreas verdes aumenta consideravelmente. O Instituto Estadual do Meio Ambiente e recursos Hídricos (Iema) gerencia seis dessas áreas naturais que contam com diversos atrativos oferecidos ao público.

Nesses espaços naturais, estão à disposição do visitante fauna e flora diversificadas. A visita aos parques estaduais não se resume apenas a contemplação da natureza, a caminhada nas trilhas possibilita um ótimo exercício físico e as piscinas naturais oferecem um total relaxamento.   

Parque Estadual Paulo César Vinha

O diferencial do local está nas trilhas, que podem ser feitas a pé e também por meio de caiaque. Além disso, há a visitação da praia e da Lagoa de Caraís, sua principal atração.

Não há custo para participar das atividades, porém é necessária a contratação de condutor ambiental autorizado e credenciado para realização das trilhas de caiaque na lagoa e para orientação de excursões.

Para aproveitar mais os atrativos, como visitação das praias e da lagoa, é recomendável que os visitantes cheguem até as 15h30, pois o retorno acontece às 17h. As atividades são oferecidas durante todo o ano.

Funcionamento das 8h às 17h.

Contato: (27) 3242-3665

Parque Estadual de Itaúnas

Oferece diversas atividades de ecoturismo: trilhas, passeio de bicicleta, passeio de caiaque no rio de Itaúnas, visitação das belas dunas e praias e do centro de visitantes, que conta com exposição das riquezas naturais, histórica e arqueologia do parque.

As trilhas para as dunas e as praias são de fácil acesso e é possível realizar passeios autoguiados.

Para as demais trilhas, passeios de bike e de caiaque no rio Itaúnas é preciso contratar condutor ambiental autorizado e credenciado.

Sua própria bike pode ser usada para os passeios. Também é possível alugar em estabelecimentos particulares na Vila de Itaúnas, na loja Casinha de Aventura ou com o grupo de condutores ambientais, também na Vila. Os passeios mais curtos duram cerca de 40 minutos e os mais longos passam de 1 hora.

É recomendável o agendamento com antecedência para participar das atividades.

As atividades são oferecidas durante todo o ano, o parque funciona todos os dias das 8h às 17h.

Contato: (27) 3762-5196

Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Conta com a trilha autoguiável de acesso à cachoeira, com a exuberante queda d’água de 144 metros de altura. É possível passar o dia no local, fazer piquenique, tomar banho e curtir a paisagem.

Além disso, há outras trilhas dentro que podem ser exploradas. Para isso é necessária a contratação de condutor ambiental autorizado e credenciado.

Contato: (28) 99999-0639

Parque Estadual Pedra Azul

Oferece trilhas da base, que não necessitam de acompanhamento, pois podem ser feitas de forma autoguiadas. Já as trilhas das piscinas naturais, devem ser acompanhadas por funcionários do parque ou condutor ambiental autorizado e credenciado. Sendo ainda recomendável que o visitante ligue antes para agendar a disponibilidade para o trajeto. São oferecidas 50 vagas por dia para a visitação das piscinas e 100 para passeio nas trilhas autoguiadas.

Contato: (27) 3248-1156

Parque Estadual Forno Grande

O relevo montanhoso que culmina no Pico do Forno Grande é o grande atrativo da região. Possui variação altimétrica de 1.600 a 2.039 metros

Conta com uma trilha que tem cachoeira, que pode ser feita sem condutor ambiental e sem agendamento. Há também a Gruta da Santinha, os poços amarelos e o mirante que foram sinalizados recentemente. É possível ainda apreciar a linda coleção de fauna e flora e as paisagens exuberantes. Seus mirantes oferecem belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul.

O local funciona todos os dias das 8 às 17h.

Contato: (28) 99992-6144

Parque Estadual Mata das Flores

Localizado em Castelo, é marcado por sua rica biodiversidade. Sua flora é composta por espécies como Cedrelas, Cássicas, Bromélias e Palmáceas. Gaviões, tucanos, corujas, pacas, entre outros animais também habitam o parque. O principal atrativo da unidade é a trilha com aproximadamente 900 metros de percurso, que pode ser feita das 8h30 às 15h30, mediante agendamento prévio. 

Contato: (28) 3542-3257

SEAMA - Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Assessoria de Comunicação

Alvaro Muniz/Tatiana Ronchi

Tel.: (27) 3636- 2591 / (27) 3636-2592 / (27) 9-9977-1012

www.facebook.com/MeioAmbienteES

Twitter: @meioambientees

Instagram: @meioambientees

Secom ES