VIAGENS & TURISMO

Parques Estaduais são opção de lazer durante Carnaval no estado

O Carnaval está aí e opções para a folia não faltam.

Em 04/03/2019 Referência JCC, Flávia Fernandes - Secom/ES

Divulgação/Secom/ES

CARNAVAL DE PROMOÇÕES NA RACCO SHOP DIGITAL: Facilidades de pagar com segurança e receber os produtos RACCO em casa: https://www.raccoshop.com.br/compreprodutosracco/home

O Carnaval está aí e opções para a folia não faltam. Mas, para quem quer fugir do agito, as unidades de conservação ambiental do Estado são alternativas para quem procura ambientes tranquilos para curtir o feriadão.

Os Parques Estaduais não promovem folia, mas são uma boa opção para o contato e contemplação da natureza, seja pelas trilhas no meio da mata, seja pelo banho de cachoeira em algumas unidades. Programe sua viagem de descanso:

*Parque Estadual Cachoeira da Fumaça

Na região do Caparaó Capixaba, entre os municípios de Alegre e Ibitirama.

Distância de Vitória: 228 Km.

Área: 162,5 hectares.

Principais atrativos: O principal atrativo é a cachoeira que dá nome ao parque, com queda d´água de 144 metros.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h.
Contato: (28) 99999-0639
e-mail: pecf@iema.es.gov.br

Trilhas: No parque, o visitante encontrará diversas trilhas e áreas para recreação em ambientes típicos de Mata Atlântica.

Histórico: Criado em 1984, o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça tem esse nome devido ao efeito de spray, semelhante à fumaça, que se forma na queda d’água de seu principal atrativo.

Infraestrutura: Centro de Visitantes, estacionamento e banheiro.

*Trilha Cidadã: Este Parque faz parte do programa Trilha Cidadã, que oferece todas as condições para que pessoas com necessidades especiais desfrutem de um contato mais próximo com a natureza. Agende a visita de sua instituição pelo e-mail pepcv@iema.es.gov.br.

*Parque Estadual Forno Grande

Localização: Forno Grande, zona rural de Castelo-ES.
Distância de Vitória: 124 Km.
Área: 913,15 hectares.

Principais atrativos: Mirantes com belas paisagens da região, incluindo a vista para a Pedra Azul. Lá o visitante encontra piscinas naturais onde é possível tomar banho.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h. 
Contato: (28) 3542-3257
e-mail: pefg.iema@gmail.com

Trilhas: Trilhas que levam à cachoeira com queda d’água de aproximadamente 30 metros de altura, à Gruta da Santinha, aos Poços Amarelos e ao mirante, onde se tem ampla vista panorâmica. Ao todo, são quatro trilhas, além de outra que está em estruturação para a escalada ao pico do Forno Grande.

Histórico: Em 1960, a área do parque foi declarada como reserva Florestal. Anos depois, em 1998, foi declarada inalienável para criação do Parque Estadual. Em 2013, adequou-se ao Sistema Estadual de Unidades de Conservação como Parque Estadual.

Infraestrutura: Centro de visitantes com auditório, coleções de fauna e flora, sistema de trilhas e alojamentos para os pesquisadores. 

*Parque Estadual Mata das Flores

Localização: Rua Palmeiras, Nº 50, bela Vista, Centro, Castelo-Es (sede administrativa).

Distância de Vitória: 141 Km.

Área: 800 hectares.

Principais atrativos: O principal atrativo é a trilha com aproximadamente 300 metros de percurso. Ao longo da caminhada, o visitante pode desfrutar de árvores e plantas que compõem o cenário da unidade, dentre eles: ipês, bromélias, angicos e orquídeas.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h. 
Contato: (28) 3542-3257
e-mail: pemf@iema.es.gov.br

Trilhas: A trilha do parque, localizada no santuário de Aracuí, fica distante 5 Km da sede administrativa. É necessário fazer agendamento para ir à trilha. O agendamento é só para grupos escolares, fora isso é autoguiada.

Histórico: Criado em janeiro de 1992.

Infraestrutura: O parque oferece estrutura física para hospedagem exclusiva para uso de pesquisadores. Não possui área para acampamento.

*Parque Estadual Pedra Azul

Localização: Rota do Lagarto, s/nº, Pedra Azul, Domingos Martins-ES.

Distância de Vitória: 98 Km.

Área: 1.300 hectares.

Principais atrativos: Seu atrativo paisagístico fica por conta da Pedra Azul, que dá nome ao Parque, e a Pedra do Lagarto que, juntas, representam um afloramento rochoso de granito e gnaisse com altura de 1.822m. Outro destaque é a Pedra das Flores, com 1.909m de altitude e grande quantidade de orquídeas e bromélias.

Funcionamento: Terça a domingo, das 8h às 17h. 
Contato: (27) 3248-1156
e-mail: pepaz@iema.es.gov.br

Trilhas: Oferece trilhas com acesso às belas piscinas naturais e uma via de escalada. Por meio de trilhas curtas, é possível alcançar a base da Pedra Azul, o mirante da Pedra do Lagarto, o mirante do Forno Grande e as piscinas naturais formadas na rocha.

Histórico: Criado em janeiro de 1991.

Infraestrutura: Centro de visitantes com banheiros, bebedouros e uma pequena coleção da fauna e flora local. 

*Parque Estadual de Itaúnas

Localização: Conceição da Barra-ES, Vila de Itaúnas

Distância de Vitória: 260 Km.

Área: 3.481 hectares.

Principais atrativos: Trilhas, passeio de bicicleta, passeio de caiaque no rio Itaúnas, visitação das belas dunas e praias.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h.
Contato: (27) 3762-5196
e-mail: pei@iema.es.gov.br

Trilhas: É possível fazer seis trilhas de forma autoguiada. As mais acessadas são a Trilha do Tamandaré e a Trilha do Pescador. Ambas são trilhas de acesso à praia, relativamente curtas e que exigem pouco esforço.

Histórico: O parque foi criado em 8 de novembro de 1991.

Infraestrutura: O parque conta com um Centro de Visitantes, onde há exposição das riquezas naturais, históricas e arqueológicas da região. No entanto, a sede do Parque Estadual de Itaúnas está em reforma e o Centro de Visitantes não está aberto ao público. 

*Parque Estadual Paulo César Vinha

Localização: Rodovia ES-060, Km 37,5, s/nº, Praia de Setiba, Guarapari-ES.

Distância de Vitória: 50 Km.

Principais atrativos: O principal atrativo do parque é a Lagoa dos Caraís, popularmente conhecida como Lagoa da Coca-Cola, devido ao tom escuro avermelhado das suas águas.

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 8h às 17h. A descida para as trilhas e lagoa deve ocorrer até as 15h30.
Contato: (27) 99727-6295
e-mail: pepcv@iema.es.gov.br

Trilhas: O parque possui trilha de 1,5 mil metros, com grau leve de dificuldade, que leva o visitante à bela Lagoa dos Caraís, ao lado da praia de mesmo nome.

Histórico: O Parque Estadual Paulo César Vinha foi criado em 1990. É circundado pela Área de Proteção Ambiental de Setiba (APA de Setiba).

Infraestrutura: Conta com um Centro de Vivências, onde os monitores apresentam aos visitantes vídeos e slides do parque, além de ministrarem palestras sobre educação ambiental. Tem sede administrativa, estacionamento e opção de guias (condutores ambientais).

*Trilha Cidadã: Este Parque faz parte do programa Trilha Cidadã, que oferece todas as condições para que pessoas com necessidades especiais desfrutem de um contato mais próximo com a natureza. 
Agende a visita de sua instituição pelo e-mail pepcv@iema.es.gov.br.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL