CIÊNCIA & TECNOLOGIA

"Pau de selfie": apenas uma empresa tem o bastão legalizado no Brasil

Dispositivo com interface emissora de sinais radioelétricos precisam certificação e homologação

Em 12/01/2015 Referência JCC

O “pau de selfie” virou moda no Brasil nos últimos meses e as vendas decolaram, especialmente nas compras de Natal. Porém, poucos sabem que, apesar de haver diversas marcas no mercado, só há uma empresa autorizada legalmente a comercializar o produto no país.

O produto da Kaiser Baas, vendido no site oficial da empresa, é o único que passou pela inspeção da Anatel, ganhando o selo que comprova a certificação. Segundo a Agência, qualquer dispositivo com interface emissora de sinais radioelétricos é passível de certificação e homologação compulsória caso venha a ser comercializado ou utilizado em território nacional.

 

“Não há como sabermos se todos os modelos de Selfie Stick possuem interfaces de radiocomunicação que exijam a prévia homologação junto à Anatel para regularização da sua venda no País”, explicou o órgão em nota ao TechTudo.

Portanto, qualquer modelo do bastão para selfies que conte com Bluetooth ou infravermelho está irregular. Sem a homologação, ele não tem garantia oficial de que irá funcionar corretamente junto a smartphones vendidos no Brasil, mas não se sabe que tipo de problemas poderiam ocorrer.

Fonte: TechTudo