CIDADE

Pazolini visita obras de saneamento e lazer na Poligonal 1

O prefeito de Vitória participou das visitas ao lado do secretário de Obras, Gustavo Perin.

Em 28/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/PMV

As obras, que iniciaram em fevereiro e seguem em quatro frentes de trabalho, foram visitadas, nesta sexta-feira (28), pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

Novos reservatórios de água, construção de redes de drenagem e esgoto e praças e melhorias em escadarias. Essas são algumas das intervenções que vão melhorar as condições de vida dos moradores da Poligonal 1, que compreende os bairros Bonfim, Penha, Jaburu, São Benedito e Itararé.

As obras, que iniciaram em fevereiro e seguem em quatro frentes de trabalho, foram visitadas, nesta sexta-feira (28), pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

O contrato é de R$ 16.154.374,66, por meio de financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com a contrapartida da Prefeitura de Vitória de R$ 400.880,91. O prazo de conclusão é de 36 meses.

Muro de contenção está sendo feito para a construção de um reservatório de água em São Benedito. Foto: Jansen Lube/PMV

O prefeito iniciou a visita pela construção do reservatório de água em São Benedito. Os operários estão concluindo um muro de contenção para dar início à obras, cujas fundações já foram iniciadas.

Moradora do bairro há nove anos, Gislaine Souza diz que a intervenção vai resolver um problema crônico na região.

"Falta água direto pois a única água que tem vem direto da tubulação. A gente sai para trabalhar às 7 horas e, quando volta, não tem água para fazer as coisas de casa. Com essa obra, a situação vai melhorar muito, pois teremos um reservatório na parte mais alta do bairro".

Em seguida, Pazolini conheceu as obras de construção da praça do mirante do bairro Jaburu, cujas fundações já foram iniciadas. Ela será instalada em uma área abaixo do mirante e terá 806 metros quadrados, contando com quadra poliesportiva com arquibancada e área gramada de 1.827 metros quadrados.

Prefeito Lorenzo Pazolini visitou as intervenções de saneamento e infraestrutura na Poligonal 1. Foto: Jansen Lube/PMV

No beco Cláudio Antônio da Silva, no Jaburu, estão em construção rede de drenagem e esgoto e novos degraus na escadaria, além das fundações para a quadra do mirante.

Cmei

A visita se estendeu ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Aécio Bispo dos Santos, que fica ao lado do mirante do Jarubu e atende 150 crianças em horário integral (das 7h30 às 16h30).

Por conta da pandemia, as crianças têm a temperatura aferida e higienizam os calçados em tapetes para acessar a unidade, que disponibiliza álcool em gel em todas as dependências.

Na entrada e na saída, as crianças higienizam as mãos e todos os brinquedos também são higienizados a cada turno de uso.

Bonfim

No bairro Bonfim, as intervenções são realizadas no beco Sebastião Gusmão, com a construção de redes de drenagem e de esgoto e novos degraus na escadaria.

Intervenções

Estão previstas intervenções nas áreas de saneamento e infraestrutura.

Saneamento

• dois reservatórios de água: um em São Benedito e outro no bairro Jaburu;
• 150 metros de adutoras em ferro fundido;
• 4.941 metros de ramais prediais de água e 1.100 kit´s cavaletes para medição de água;
• 4.293 metros de redes de esgoto sanitário;
• 587 coletores prediais de esgoto e 1.454 metros de ramais de esgotos prediais, além de poços de visita e caixas de esgoto;
• 4.724 metros de redes de drenagem com diâmetro 150 a 200 mm
• 307 poços de visitas e 326 caixas-ralo.

A comunidade terá, ainda, a construção de 120 banheiros em alvenaria de blocos de concreto (pisos, revestimentos paredes e pisos), com tanques, vasos, lavatórios e chuveiros com todas as instalações hidrossanitárias.

Infraestrutura

Em São Benedito:

• Praça 2, do chafariz, com piso cimentado, guarda-corpo metálico, pergolado e mobiliário em concreto;
• Praça 1, com 108 metros quadrados;
• Via Seis - 240 metros, com a execução de contenção de encosta em cortina atirantada e guarda-corpo;
• 1.406 metros de reforma de escadarias e rampas;

No Bairro da Penha:

• Campo de 170 metros quadrados em grama sintética com alambrado de tela PVC.
• Praça em piso cimentado com concreto intertravado.

No Jaburu:

• Praça do mirante no terá 806 metros quadrados, quadra poliesportiva com arquibancada (fechada em alambrado), com instalações hidrossanitárias, drenagem, postes de iluminação, mobiliário em concreto pré-moldado, pergolado em madeira, quadra poliesportiva e área gramada de 1.827 metros quadrados.

Compromisso

As obras compõem o termo de compromisso nº 0424.436-24/2014 PAC 2, contrato de repasse da Caixa Econômica Federal, licitadas em 2015. Mas o Ministério das Cidades só permitiu o início das obras em 2018. A empresa que havia vencido a licitação em 2015 iniciou o empreendimento, mas acabou por rescindir o contrato ainda em 2018.

A Prefeitura de Vitória viabilizou junto ao banco a reprogramação do termo de compromisso, que resultou em nova licitação.

As obras têm como objetivo garantir melhores condições de infraestrutura urbana – acesso a redes de saneamento básico (água, drenagem e esgotamento sanitário) e equipamentos urbanos voltados ao convívio social e à realização de atividades esportivas e de lazer, promovendo a melhoria nos índices de desenvolvimento humano. (Com Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura de Vitória instala novos refletores no Caramuru
Mata Atlântica: Parque da Fonte Grande tem novos mirantes
Nova lei proíbe nomeação de condenados por crimes sexuais
Mega-ação retira mais 28 ton de resíduos da baía de Vitória
Vitória abre agenda para vacinar professores de 40 a 59 anos
Prefeitura retira 111 toneladas de resíduos da baía de Vitória
Prefeitura leva mais iluminação e segurança para São Pedro
Vitória abre agenda para vacinar idosos com 65 anos e saúde
Pesquisa mostra variação de 225% no valor do álcool em gel
Ajuda: Vitória alerta sobre os sinais da violência sexual infantil
Maio Laranja realiza ação educativa na feira de Maria Ortiz
Alunos do 6º ao 9º ano Fundamental voltam às salas de aula
Guarda Municipal de Vitória recebe mais seis novos veículos
Moradores de Vitória pedem consciência no descarte do lixo

TAGS:
PARQUE | SEVIÇOS | OBRAS | POLÍTICA | ECONOMIA | CIDADE | EMPREGOS | GOVERNO