Pedagogo dá dicas para controlar a ansiedade antes do Enem

Especialista alerta que esse tipo de crise pode interferir no desempenho do aluno na prova.

Em 20/11/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: USP Imagens

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho​.

Com a proximidade da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que vai acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, os estudantes começam a ficar ansiosos e com medo de não conseguirem uma boa pontuação ou não ingressar no curso e faculdade que tanto desejam. Essa ansiedade pode ser extremamente prejudicial.

O pedagogo e coordenador do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras, José Edson Mora, destaca que a ansiedade interfere diretamente no desempenho do aluno na prova. "A ansiedade atrapalha a concentração do estudante e as sinapses não fluem como deveriam, fazendo com que as informações sejam desconexas e falhas. Perguntas simples podem não ser compreendidas corretamente levando o aluno ao erro e, às vezes, até o desespero, choro e depressão", pontua.

De acordo com o profissional é importante separar um período para o descanso da mente, respeitando o período estipulado para os estudos sem sobrecarregar a mente, passo fundamental para controle da ansiedade.

"Atitudes como respirar profundamente e corretamente fazem uma diferença enorme para reduzir a ansiedade, relaxar o corpo e aliviar a tensão, especialmente em um momento tão importante na vida do estudante", comenta.

O especialista explica que é natural sentir um certo nervosismo, mas avalia que é necessário contornar o sentimento para que não interfira no foco na hora da avaliação.

"Cada ser humano é único e precisa entender o que funciona para ele. Mas, de forma geral, boas dicas são dormir cedo e relaxar com atividades como filmes, esportes, alimentação adequada, leitura, meditação etc. No dia da prova, procure acordar cedo, tomar café da manhã e ter um dia calmo com pessoas que o façam se sentir tranquilo", sugere José Edson.

Para auxiliar os estudantes a aliviar a tensão e ansiedade pré-Enem, o pedagogo elencou alguns pontos:

- Prepare-se para a prova: é fundamental uma preparação antecipada, pois quanto mais bem preparado você estiver, menos ansioso se sentirá;

- Pratique exercícios físicos: o exercício é fundamental para aliviar a tensão e a mente. Opte por praticar suas atividades após o período de estudo;

- Faça exercícios de respiração: sente em posição ereta no chão ou em uma cadeira, puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica. Isso auxilia na normalização dos batimentos cardíacos e redução da ansiedade;

- Descanse bem antes da avaliação: durma bem na noite anterior à prova. Descansar é o remédio para combater a ansiedade. Quando dormimos melhor, acordamos com a mente e corpo descansados e prontos para os próximos desafios;

- Antecipe sua chegada ao local da prova: não deixe para chegar nos minutos finais. Chegar ao local de prova com antecedência ajudará a reduzir a ansiedade.

Sobre a Pitágoras
Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.
Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Sobre a Kroton
Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. (Por Rosangela Fernandes - AsImp)

Leia também:

Enem 2021 começa a ser aplicado amanhã (21) em todo país
> Black Friday Estácio: descontos de 50%, 70% ou até 90%
Estudo: Estudantes negros foram mais afetados na pandemia
Matrículas nas escolas de Cariacica começa nesta sexta (19)
Serra prorrogará os contratos temporários dos professores
Rematrícula para 2022 começa nesta sexta (19) em Vitória
O Presidente do Inep descarta risco à realização do Enem
ES oferece 16 mil novas vagas em Tempo Integral para 2022
Versão impressa concentra maioria dos candidatos no Enem
Inep assegura a realização do Revalida em dezembro

TAGS:
ENEM | PITÁGORAS | KROTON | PROVAS | DICAS | ANSIEDADE