ECONOMIA CAPIXABA

PEIEX-ES: 185 empresas estão qualificadas para exportação

O PEIEX-ES oferece capacitação para empresas capixabas iniciar o processo de exportação

Em 29/09/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Sectides

A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Neste mês de setembro, o Programa de Qualificação para Exportação no Espírito Santo (PEIEX-ES) comemora dois anos e três meses de atividades. Ao todo, cerca de 185 empresas já receberam o Plano de Exportação, documento que encerra a participação, e são consideradas certificadas para investir na internacionalização.

O PEIEX-ES oferece capacitação para as empresas capixabas darem início ao processo de exportação. A iniciativa é da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides) e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

De acordo com o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, os mais diversos segmentos são atendidos.

“Neste ciclo, estamos atendendo empreendimentos que fazem parte dos seguintes setores econômicos: agroindústria; alimentos e bebidas; artesanato; café; construção; rochas ornamentais; higiene pessoal e cosméticos; móveis; e vestuário. É muito satisfatório constatar a confiança dos setores no programa. Em breve, teremos 200 empresas preparadas para levar de forma eficiente e profissional os seus produtos e serviços de origem capixaba para o exterior”, garantiu Hoffmann.

O Núcleo Operacional do PEIEX-ES conta com sete técnicos extensionistas, um monitor e um coordenador responsável pela condução dos trabalhos de toda a equipe.

“Estamos perto de atingir a meta de qualificar 200 empresas capixabas, em um período de 24 meses, para atuarem de forma competitiva e segura no comércio exterior. De fato, as capacitações do PEIEX-ES estão rendendo visibilidade e lucro para os empresários participantes. É a resposta de que todo trabalho realizado está sendo recompensado”, avaliou o coordenador do programa e subsecretário de Estado de Atração de Investimentos e Negócios Internacionais, Gabriel Feitosa.

O monitor Francisco Ramaldes acredita que quando o empresário coloca em prática as orientações passadas pelos técnicos o empreendimento melhora a qualidade dos produtos e serviços para o comércio local e, consequentemente, passa a entregar itens de maior valor agregado para o mundo.

“Quando contatamos os empresários, é comum termos como resposta que a questão da exportação não está no radar. A partir disso, avançamos com o diálogo e buscamos mostrar que o negócio, ao se preparar para o comércio internacional, melhora o seu processo produtivo, a apresentação do produto para o mercado e passa a conhecer as ferramentas de pesquisa de interesse mundial”, ressaltou Ramaldes.

Casos de sucesso

Entre as empresas que já receberam o Plano de Exportação, está a Nature Brasil, produtora de frutas in natura do município de São Domingos do Norte. O diretor do empreendimento, Leonardo Marcel Taquetti, frisou que, além de parceiros e clientes em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, os países Itália, Espanha e Inglaterra também estão no radar como possíveis destinos para a exportação dos produtos.

“A nossa intenção era buscar qualificação para organizar o processo de exportação que pretendemos fazer em breve. A equipe técnica nos deu orientações, capacitações e as dúvidas que tivemos foram sanadas. Assim, tivemos a oportunidade de aprender os procedimentos e passá-los adiante para os nossos colaboradores. A iniciativa é muito importante, pois abre um leque de oportunidades, novos negócios e tecnologias para as pequenas empresas”, pontuou Leonardo Paquetti.

A Comercial Hortifruti está localizada em Santa Leopoldina, região serrana do Estado, e tem o gengibre como principal produto destinado ao comércio exterior. Segundo a gerente Thaynara Erdmann Schmidt, a empresa já exporta indiretamente desde 2011 e encontrou no PEIEX-ES uma oportunidade de qualificação para exportar de forma direta.

“Procuramos o programa para aprender a modalidade de exportação direta, além de assuntos sobre documentações e estratégias de mercado. Inclusive, estamos fechando negócios com parceiros da Holanda nessa modalidade”, disse.

Já o diretor comercial da Aires Serviços Ambientais, Israel Pestana Soares, comentou que o PEIEX-ES atuou como facilitador nas demandas externas e como fonte de informação para a empresa internacionalizar o negócio.

“Nós já exportávamos os nossos serviços para a França e os Estados Unidos. Com o auxílio do programa, tivemos a oportunidade de tornar o nosso trabalho mais atrativo, a fim de prestar serviços em locais fora do Brasil. O que me chamou mais atenção foi a facilidade de comunicação com a equipe técnica. Todos os conhecimentos sobre as etapas de internacionalização e precificação foram essenciais para nós”, destacou Soares.

A Aires é especializada em prover soluções ambientais integradas na área de qualidade do ar, emissões atmosféricas e meteorologia.

Exportação no Espírito Santo

De acordo com os dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério da Economia, em julho, as exportações no Espírito Santo totalizaram US$ 901,14 milhões e os principais destinos das exportações capixabas foram: Estados Unidos (30,34%), Japão (12,18%), Canadá (9,70%) e Malásia (6,85%).

Para os Estados Unidos, destinaram-se, principalmente, minérios de ferro e concentrados (42,30%); rochas ornamentais trabalhadas (25,09%), pasta química de madeira (celulose) (12,63%), e produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado (7,56%). Para o Canadá, foram, sobretudo, produtos semimanufaturados de ferro ou aço não ligado (83,16%) e produtos semimanufaturados de ligas de aço (14,69%). Enquanto para a Malásia, as vendas se concentraram em óleos brutos de petróleo (99,38%).

Sobre o PEIEX

O PEIEX é realizado pela Apex-Brasil, para que as empresas brasileiras deem início ao processo de exportação de forma planejada e segura. As empresas que nunca exportaram têm várias dúvidas em relação à comercialização internacional e o PEIEX ajuda a eliminar as principais incertezas. O Programa é implementado em todas regiões do País, por meio de parcerias da Apex-Brasil com instituições locais de ensino e pesquisa, como universidades, parques tecnológicos ou Fundações de Amparo à Pesquisa, além de Federações de Indústria.

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia mais de 15 mil empresas em 57 setores da economia brasileira, que, por sua vez, exportam para mais de 200 mercados. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados, na atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras. (As informações são da Sectides)

Leia também:

Estado firma contrato com BNDES para desestatizar ES Gás
Banestes já liberou 720 milhões em crédito emergencial
Preço do feijão carioca dispara nos mercados de Linhares
Incaper realiza cursos de cultivo de cacau só para mulheres
Atividade econômica do ES cresceu 0,2% no segundo trimestre
Procon de Vila Velha estimula comércio local no Dia Do Cliente
> ​Procon de Vila Velha atento ao aumento do preço da gasolina
Preços dos materiais de construção têm variação de 420%
Moradores vacinados terão desconto em bares e restaurantes
Junta Comercial do ES bate recorde de abertura de empresas
Procon Vitória aponta variação de 210% no preço da mortadela

TAGS:
GOVERNO/ES | EXPORTAÇÃO | PEIEX-ES | EMPRESAS | MINISTÉRIO DA ECONOMIA