ESPORTE NACIONAL

Pelo mundial, Medina antecipa ida ao Havaí: "Tomar caldos em Pipe"

Após WQS em Maresias, jovem de 20 anos partirá para Pipeline.

Em 21/10/2014 Referência JCC

Com o fim da penúltima das 11 etapas do Circuito Mundial de Surfe (WCT), em Peniche, Portugal, apenas três surfistas continuam na briga pelo título mundial: Gabriel Medina, Mick Fanning e Kelly Slater. Apesar da campanha ruim, ficando em 13º lugar, o brasileiro ainda é o que tem mais chances de ser campeão em Pipe Masters, de 8 a 20 de dezembro, no Havaí. O paulista de São Sebastião ficará na Europa até quinta-feira, e só então retornará ao Brasil. O seu voo desembarcará no Rio de Janeiro, onde ele terá compromissos com seus patrocinadores antes de voltar para casa. Depois, o jovem de 20 anos irá disputar a etapa Prime do WQS em Maresias, no litoral paulista, de 3 a 9 de novembro. Como não conseguiu levar o caneco de forma antecipada, ele partirá em seguida para o North Shore de Oahu, a fim de aprimorar a sua preparação nos tubos de Banzai Pipeline, a "Meca" do surfe.

- Vou competir o Prime lá em Maresias e depois vou direto para o Havaí começar os meus treinamentos. Vai dar para tomar bastante caldo em Pipe e ficar bem preparado. Não vou sair de Pipe. Quero chegar lá o mais cedo possível - contou Gabriel.

Surfar em casa, em uma competição válida pela divisão de acesso para a elite do surfe, sem a pressão de vencer, será como uma válvula de escape para Gabriel Medina antes de entrar na "panela de pressão" no Havaí. A praia de Maresias, onde ele conheceu o surfe, é considerada um dos melhores lugares de tubos no país. São mais de cinco quilômetros de extensão, com uma série de picos para surfar. O lugar retorna ao calendário da modalidade após quatro anos sem receber um evento da ASP (Associação de Surfistas Profissionais).

- Vai ser legal voltar para casa e competir em Maresias. O meu resultado em Portugal foi ruim, mas eu surfei bem. Esses momentos de derrota são difíceis, mas eu tenho a sorte de ter minha família do meu lado para ajudar - disse o fenômeno da nova geração.

O brasileiro lidera o ranking mundial, com 56.550 pontos, 3.450 de vantagem para o australiano Mick Fanning, que assumiu a vice-liderança com o título em Portugal, ultrapassando o americano Kelly Slater (50.050), em terceiro lugar. Para não depender de nenhum resultado e levar inédito o título mundial, Medina precisa chegar até a final no Havaí. No entanto, o brasileiro se torna campeão se Fanning for eliminado antes dele. Slater tem poucas chances: sai da briga se Gabriel chegar até a quarta fase da última etapa. 

o que medina precisa para ser campeão mundial

- Se Medina perder na segunda (25º) ou na terceira fase (13º) em Pipeline, precisa torcer para Slater não vencer a etapa, e Fanning não chegar às semifinais. Caso Fanning pare nas quartas, os dois farão uma bateria homem a homem para decidir o caneco.
- Se perder na quinta fase (9º), tem que torcer para Mick não chegar à final.
- Se perder nas quartas (5º) ou nas semis (3º), tem que torcer para Mick não vencer a etapa.
- Se chegar à final, conquista o título, independentemente do resultado de Mick.

Fonte:Globo Esporte