POLÍTICA INTERNACIONAL

Pentágono confiante que Ucrânia pode vencer a guerra

O porta-voz do Pentágono recordou o que as forças ucranianas já conseguiram até agora.

Em 07/04/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Joshua Roberts/REUTERS

Vladimir Putin não alcançou nenhum dos seus objetivos estratégicos na Ucrânia. Não conquistou Kiev e não derrubou o Governo. Só tomou o controlo de um pequeno número de centros populacionais.

O Pentágono afirma que a Ucrânia pode ganhar a guerra contra a Rússia, apesar do ceticismo de alguns altos funcionários norte-americanos que falam do risco de um conflito prolongado. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, revelou esta quinta-feira que vai pedir o envio de mais armamento à NATO.

“Claro que podem ganhar. A prova está literalmente nos resultados que estão a ter todos os dias. Eles podem ganhar”, afirmou o porta-voz do Pentágono, John Kirby na rede social Twitter.

O porta-voz do Pentágono recordou o que as forças ucranianas conseguiram até agora, Putin não alcançou nenhum dos seus objetivos estratégicos na Ucrânia. Não conquistou Kiev e não derrubou o Governo. Só tomou o controlo de um pequeno número de centros populacionais.

“E não foram os que procurava. Por isso Mariupol ainda não foi tomada. Tirou as forças de Kievm de Cherniniv. Não conquistou Kharkiv nem Mykolayiv no sul da Ucrânia”.

Segundo John Kirby os ucranianos estão a lutar corajosamente pelo seu país.

"E negaram a Putin os seus objetivos estratégicos. Eles podem vencer”.

Apelo da Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, disse que vai pedir o envio de mais armamento, nas reuniões marcadas para esta quinta-feira com aliados da NATO em Bruxelas.

"A minha agenda é muito simples, há apenas três pontos: armas, armas e armas", disse o diplomata ucraniano, ao chegar à sede da NATO. “Quanto mais rápido forem entregues, mais vidas serão salvas e mais destruição evitada”, acrescentou.

Drones de Washington

Os cem drones de combate que o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou há duas semanas que os norte-americanos iam enviar para a Ucrânia já chegaram às forças ucranianas, adiantou o Departamento de Defesa.

O porta-voz do Pentágono, John Kirby, referiu que os cem drones Switchblade, com ogivas anti-blindados, chegaram à Ucrânia no início da semana.

Agora “estamos a conversar com os ucranianos sobre os futuros usos dos drones, acrescentou a mesma fonte.

John Kirby realçou que os ucranianos não estão familiarizados com o uso deste tipo de dispositivos e que necessitam de formação militar.

Também, fonte do Pentágono revelou que um pequeno grupo de militares ucranianos, que se encontravam nos EUA ainda antes do início da invasão russa da Ucrânia, está a receber formação sobre o uso daqueles drones de combate.

O porta-voz do Pentágono sublinhou que estes militares poderão agora dar formação a outros soldados quando regressarem à Ucrânia.

Segundo Kirby, esta tecnologia não é muito complicada de usar, e um militar pode ser “treinado adequadamente sobre como usar os drones Switchblade em alguns dias”.

A Casa Branca anunciou na terça-feira que vai fornecer mais 100 milhões de dólares (cerca de 92 milhões de euros) em ajuda militar à Ucrânia, elevando o apoio dos norte-americanos para 1.700 milhões de dólares (cerca de 1.560 milhões de euros) desde o início da invasão russa, em 24 de fevereiro.

John Kirby especificou em comunicado que o apoio continuará a ser dado em sistemas anti-blindados, incluindo mísseis Javelin, que os EUA têm fornecido à Ucrânia. (RTP - Com /Agências Internacionais)

Leia também:

Ucrânia e Rússia terão nova rodada presencial de negociações
Alemanha estuda implementar sistema de defesa antimíssil
Hong Kong reduz para uma semana a suspensão de voos
Ucrânia diz que acordo pode ser possível em cerca de 10 dias
Rússia e Ucrânia iniciam uma nova rodada de negociações
União Europeia pode duplicar verba para ajuda militar à Ucrânia
Volodmir Zelenski quer negociar com Putin por fim da guerra
Reunião entre Rússia e Ucrânia tem pequenos passos positivos
Rússia anuncia cessar-fogo temporário para retirada de civis
Itália confisca 140 milhões de euros em bens de oligarcas russos

TAGS:
UCRÂNIA | RÚSSIA | PENTÁGONO | GUERRA | ATAQUES | EUA | DRONES