ECONOMIA NACIONAL

Petrobras anuncia renúncia do presidente José Mauro Coelho

A Petrobras anunciou também a nomeação de um presidente interino: o Fernando Borges.

Em 20/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado/Estadão

Ex-secretário de Petróleo do Ministério de Minas e Energia, Coelho assumiu a presidência da Petrobras em 14 de abril deste ano, em assembleia de acionistas da estatal, e foi demitido no dia 23 de maio.

José Mauro Coelho não é mais presidente da Petrobras. A estatal anunciou sua renúncia em um comunicado divulgado nesta segunda-feira, 20. A Petrobras anunciou também a nomeação de um presidente interino: Fernando Borges, diretor-executivo de Exploração e Produção da empresa.

Ex-secretário de Petróleo do Ministério de Minas e Energia, Coelho assumiu a presidência da Petrobras em 14 de abril deste ano, em assembleia de acionistas da estatal, e foi demitido no dia 23 de maio. A saída do cargo abre caminho para que o novo indicado pelo governo, Caio Paes de Andrade, tenha sua posse acelerada.

Coelho havia sido eleito para o cargo após descontentamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) com a atuação do general da reserva Joaquim Silva e Luna na presidência da empresa, que teve de subir fortemente os valores dos combustíveis nas refinarias para acompanhar a escalada do petróleo na esteira da guerra da Ucrânia.

Pessoa de confiança do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do ministério entre março e 2020 e outubro de 2021. Ele também foi diretor da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), atuou na Agência Nacional do Petróleo (ANP) por 15 anos e é ex-oficial de Artilharia do Exército.

O cargo de José Mauro já havia sido ocupado por outras duas pessoas durante o governo Bolsonaro: Roberto Castello Branco, demitido em fevereiro de 2021 depois de escalada do preço de combustíveis, e o já citado Joaquim Silva e Luna, que permaneceu na presidência da Petrobras até abril deste ano - também pela insatisfação do governo com os valores dos combustíveis. (Terra)

Leia também:

Gasolina fica 5,18% mais cara a partir de hoje nas refinarias
Ibovespa cai 2,83% puxada por forte queda da Petrobras
Petrobras anunciou um novo aumento dos combustíveis
Sindipostos-ES apoia redução de impostos sobre combustíveis
Setor da construção empregou 2 mi de pessoas em 2020
Empresários mantêm otimismo pelo quarto mês seguido
IBGE: Volume de serviços cresce 0,2% de março para abril
Produção de motocicletas tem melhor resultado em 7 anos
Investimentos no Tesouro Direto crescem e somam R$3,12 bi
Rendimento dos brasileiros é o menor desde 2012, diz IBGE

TAGS:
PETROBRAS | PRESINDENTE | INTERINO | RENÚNCIA | JOSÉ MAURO COELHO