Petrobras eleva em 11,4% preço da querosene de aviação

Combustível é utilizado por aviões e sua elevação deverá impactar no valor das passagens.

Em 03/06/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras destacou que comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as empresas distribuidoras.

O preço médio da querosene de aviação (QAV) foi elevado em 11,4% pela Petrobras. O aumento foi anunciado nesta quinta-feira (2), mas está valendo desde quarta-feira. O combustível é utilizado por aviões de grande porte e sua elevação deverá impactar no valor final das passagens aéreas, que vinham sendo vendidas em um patamar alto desde o início deste ano, principalmente depois do início da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

“A Petrobras esclarece que os preços de venda de querosene de aviação (QAV) às companhias distribuidoras são ajustados mensalmente, sendo definidos através de fórmula contratual negociada pelas empresas. Essa prática é adotada há aproximadamente 20 anos, desde o primeiro contrato comercial entre Petrobras e distribuidoras. Os preços de venda de QAV da Petrobras buscam o equilíbrio com o mercado internacional e acompanham as variações do valor do produto e da taxa de câmbio, para cima e para baixo”, afirmou a estatal.

A Petrobras destacou que comercializa o QAV produzido em suas refinarias ou importado apenas para as empresas distribuidoras. Estas transportam e comercializam o produto para as companhias aéreas e outros consumidores finais nos aeroportos ou para os revendedores. Distribuidoras e revendedores são os responsáveis pelas instalações nos aeroportos e pelos serviços de abastecimento.

“O mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”, esclareceu a Petrobras. (Por Vladimir Platonow/Agência Brasil)

Leia também:

Os serviços presenciais puxam o crescimento da economia
Economia brasileira cresce 1% no 1º trimestre, diz o IBGE
IPC-S fecha o mês de maio com inflação de 0,50%, diz FGV
Confiança dos empresários sobe pelo terceiro mês seguido
Indicador de Incerteza da Economia sobe 1 ponto em maio
Setor público tem superávit primário de R$ 38,9 bilhões
Desemprego cai para 10,5% no trimestre encerrado em abril
Testes do real digital devem começar em 2023, segundo BC
Prazo para entrega do Imposto de Renda termina hoje
Brasil é destaque em segurança energética, diz ministro

TAGS:
PETROBRAS | COMBUSTÍVEL | PASSAGENS | AVIAÇÃO | AUMENTO