POLICIA

PF deflagra operação contra comércio irregular de remédios

Polícia Federal deflagrou a "Operação Autoimune" nos estados do ES, MT, MS, GO, SP e RJ.

Em 17/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/AssCom Social da PF/MT)

Foram expedidos, pela 7ª Vara Federal Criminal da SJMT, 32 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva para cumprimento nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro.

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (17), em atuação conjunta com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e as Vigilâncias Sanitárias do município de Cuiabá e dos Estados do Espírito Santo, Goiás e São Paulo, a Operação Autoimune, com o objetivo de desarticular um esquema clandestino de importação e comercialização de medicamentos falsificados e de origem estrangeira.

Foram expedidos, pela 7ª Vara Federal Criminal da SJMT, 32 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão preventiva para cumprimento nos estados do Espírito Santo, onde foram cumpridos 4 mandados de busca, além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro.

“Neostigmina”

As investigações tiveram início com uma apreensão no Aeroporto Internacional de Campo Grande/MS de várias caixas de medicamento de origem argentina contendo o princípio ativo “Neostigmina”, desacompanhadas de documentação que comprovassem sua entrada regular no território nacional.

A ação é fruto do compartilhamento de informações entre a Polícia Federal e a ANVISA, e o trabalho de análise do material apreendido durante Operação Miastenia, deflagrada em agosto deste ano.

A primeira fase da operação possibilitou que os investigadores tomassem conhecimento de que o mercado paralelo de medicamentos estrangeiros contava com a participação de diversas empresas de fachada, sendo praticado em 65 municípios do país localizados em 16 estados e no Distrito Federal, tendo movimentado, em 10 meses, cerca de R$ 4 milhões. Ademais, nessa operação, foi apreendida uma caixa do medicamento imunoglobulina com origem argentina e comprovadamente falsificado.

O nome da operação se deve ao emprego dos medicamentos importados no tratamento de diversas doenças autoimunes, ou seja, patologias nas quais o sistema imunológico ataca células saudáveis, levando ao desenvolvimento dos mais variados sintomas. (Com informações da Comunicação Social da PF/MT)

Leia também:

Polícia Civil do Espírito Santo recebe 73 novas viaturas
Mulher é presa com drogas, dinheiro e notebook em Vitória
Capixabas que mataram mulher nos EUA vão a júri popular
Golpe do consórcio: Procon de VV orienta população
Programa Wi-Fi Brasil leva internet a mais 500 pontos do país
Prefeitura da Serra realiza projeto “Oficinas com Famílias”
Cantora Gal Costa morreu aos 77 anos, em São Paulo
TCE-ES: Cinco municípios do ES atingiram limites de gastos
Procon de Vitória lança com dicas para evitar endividamento
Novos títulos de eleitores podem ser solicitados a partir de hoje
Procon de Linhares orienta consumidores sobre Black Friday

TAGS:
POLÍCIA FEDERAL | OPERAÇÃO | MEDICAMENTOS | IRREGULARES | FRAUDES