POLICIA

PF deflagra operação de combate a comercialização ilegal de ouro

A ação policial tem a finalidade de descapitalizar a organização criminosa investigada.

Em 28/02/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Mineral seria extraído de garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé.

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 28/2, a Operação “Peixe Grande”, que visa combater a comercialização de ouro extraído ilegalmente por garimpeiros na região da Terra Indígena Sararé. O núcleo da organização criminosa é investigado por extração ilegal de ouro, usurpação de matéria-prima pertencente à União Federal e sua comercialização irregular no mercado, inclusive com remessa do minério ao Estado de São Paulo.

Policiais cumprem sete mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão nas cidades de Pontes de Lacerda e Confresa, em Mato Grosso, e em São José do Rio Preto, em São Paulo.

As investigações decorrem de informações obtidas na “Operação Rainha do Sararé”, deflagrada em agosto de 2022. Segundo a análise dos dados financeiros, no período de menos de três anos foram identificadas mais de R$ 47 milhões em movimentações suspeitas, fragmentadas em inúmeras transações, a fim de ludibriar a fiscalização realizada pelo COAF.

Parte dos alvos da operação policial é constituída por proprietários ou sócios de empresas dedicadas à comercialização de metais preciosos, os quais se aproveitam de suas atividades lícitas para “esquentar” o minério precioso extraído ilegalmente da Terra Indígena Sararé, situada no município de Pontes e Lacerda/MT.

A ação policial tem a finalidade de descapitalizar a organização criminosa investigada, cessando as atividades criminosas direta e indiretamente financiadas pela extração ilegal de ouro, como a degradação ambiental e os danos sociais e humanitários às populações da região. (Por Comunicação Social da Polícia Federal em Mato Grosso)

Leia também:

Foragido é preso com pela Central de Videomonitoramento
Operação: 2,8 mil abordagens, prisões e testes de alcoolemia
Guarda de Vitória recupera veículo cujo dono está desaparecido
Carnaval seguro: GCM e DOT reforça patrulhamento na Serra
PRF iniciará nesta sexta-feira Operação Carnaval 2023
Operação combate coiotes que enviam brasileiros aos EUA
PF começa a destruir maquinário de garimpeiros na TI Yanomami
Acusado de matar Marielle Franco é expulso da PM do Rio
PF prende indivíduo pelo crime de estelionato previdenciário
Governador Renato Casagrande cumpre agendas em Brasília

TAGS:
POLICIA FEDERAL | COMBATE | OPERAÇÃO | OURO ILEGAL | DESCAPITALIZAÇÃO