POLICIA

PF prende grupo acusado de contrabando de urânio e ouro

A operação da Polícia Federal desarticulou uma quadrilha especializada em contrabando

Em 24/03/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Reprodução/Polícia Federal

Além das oito prisões preventivas, os policiais fizeram 11 operações de busca e apreensão nos Estados do Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins.

A Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (24), oito pessoas em uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em contrabando de ouro e urânio.

De acordo com a PF, o grupo falsificava documentos para lavar os minerais extraído ilegalmente e revender no Brasil e para a Europa. Parte dos minérios viria da Guiana Francesa e da Venezuela, entrando ilegalmente no Brasil para depois ser comercializado.

“A investigação identificou que, em apenas um dos negócios realizados pela organização, o valor ultrapassaria a casa dos 115 milhões de reais. Restou demonstrado ainda que a organização criminosa também realizava a comercialização de urânio com compradores oriundos de países da Europa”, informou a PF.

Além das oito prisões preventivas, os policiais fizeram 11 operações de busca e apreensão nos Estados do Amapá, São Paulo, Rio de Janeiro, Pará, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Drogas

Em outra operação, a PF prendeu 17 pessoas e cumpriu 86 mandados de busca e apreensão para desarticular quadrilhas especializadas no tráfico de drogas para a Europa a partir do porto de Paranaguá, no Paraná.

Também foi decretada a apreensão de bens e bloqueio de contas bancárias de pessoas acusadas de envolvimento que chegam a 55 milhões de reais.

Segundo a PF, a investigação, que vem sendo feita desde 2019 e já teve outras operações, apurou que esses grupos teriam “vínculo direto com a máfia italiana, especificamente com uma organização mafiosa constituída na região da Calábria.”

A máfia italiana contrataria a logística executada pelos investigados em Paranaguá para enviar carregamentos de cocaína até os portos da Europa, em especial o que fica na própria região italiana no qual eles controlam as ações. (Por Lisandra Paraguassu - REUTERS)

Leia também:

PRF lança Sinal Desaparecidos para ajudar localizar pessoas
Polícia Federal combate acusados de tráfico de drogas no Rio
PF faz uma operação contra as fraudes na Caixa Econômica
> ​Guarda de Vila Velha recupera 12 veículos em uma semana
PF abre inquérito contra Bolsonaro por ligar vacina à aids
ES fecha 1º bimestre com queda no número de assassinatos
Acidentes em rodovias federais matam 55 pessoas no carnaval
Guarda Municipal de Vila Velha anuncia Operação Carnaval
Polícia Federal reforça fiscalização de trânsito no carnaval
Novo sistema de software vai ajudar a Guarda Municipal

TAGS: 
POLÍCIA FEDERAL | OURO | URÂNIO | CONTRABANDO | PRENDEU