SAÚDE

Pfizer oferece vacinas a países de classe baixa a preço de custo

A Pfizer disse que disponibilizaria todo o seu portfólio em fins lucrativos para 45 países.

Em 17/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Fabian Sommer/Getty Images

A medida da Pfizer expandirá o acesso a cerca de 500 produtos da empresa para cerca de 1,2 bilhão de pessoas.

A gigante farmacêutica norte-americana Pfizer anunciou que disponibilizará todo o seu portfólio de medicamentos e vacinas para países de baixa renda a preço de custo, expandindo significativamente um programa anterior à medida que a indústria farmacêutica recebe novo ataque por acessibilidade em meio aos altos preços dos medicamentos e seus grandes lucros.

A Pfizer disse que disponibilizaria todo o seu portfólio de medicamentos e vacinas sem fins lucrativos para 45 países de baixa renda.

A medida, anunciada na reunião anual do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, expandirá o acesso a cerca de 500 produtos da empresa para cerca de 1,2 bilhão de pessoas que vivem nos países mais pobres do mundo, incluindo Afeganistão, Haiti, Coreia do Norte, Quirguistão, Ruanda, Uganda , Senegal, Eritreia e Camboja.

Estarão incluídos medicamentos patenteados e não patenteados para os quais a Pfizer tem direitos globais, como quimioterapias e tratamentos de câncer oral que a Pfizer disse ter o potencial de tratar quase 1 milhão de novos casos de câncer nos países cobertos a cada ano.

O esquema também inclui uma “ampla gama de antibióticos”, que a empresa disse que ajudará a lidar com os custos e riscos associados à resistência antimicrobiana e a prevenir cerca de 1,5 milhão de mortes por infecções bacterianas em hospitais e clínicas de saúde comunitárias a cada ano.

A Pfizer disse que adicionará novas vacinas e medicamentos ao esquema sem fins lucrativos à medida que forem lançados.

O anúncio marca uma expansão significativa da iniciativa “Um Acordo para um Mundo Mais Saudável” da Pfizer, lançada no ano passado. O acordo disponibilizou 23 dos produtos patenteados da Pfizer a preço de custo, incluindo seu tratamento antiviral para a Covid-19 paxlovid, vacinas e seus principais medicamentos contra o câncer.

A ação chega em um momento complicado para a indústria farmacêutica, que há muito enfrenta escrutínio sobre seus preços e lucros, sendo que a Pfizer, em particular, tem estado no centro das atenções. A empresa, que produz em conjunto uma das principais vacinas contra a Covid do mundo e um dos únicos tratamentos antivirais eficazes, foi acusada de lucrar durante a pandemia de Covid-19, pois seus números dispararam em meio a vastas desigualdades no acesso aos produtos.

É um ponto definidor e divisor ​​de negócios no setor farmacêutico, onde as patentes são usadas para recompensar os inovadores, concedendo-lhes exclusividade e permitindo-lhes definir preços sem concorrência. Os preços podem ser altos, muitas vezes altos demais até mesmo para os países ricos, quanto mais para os países mais pobres.

As empresas normalmente justificam seus preços com base nos altos custos associados à introdução de novos tratamentos e vacinas no mercado, muitos dos quais falham no desenvolvimento. Os críticos apontam para o aparente descompasso entre os lucros farmacêuticos e os custos de pesquisa, criticando a falta de transparência do setor em torno de quanto custa realmente trazer algo para o mercado, as quantias significativas de dinheiro público destinadas à pesquisa e desenvolvimento e os grandes gastos em bônus aos acionistas e custos não relacionados a pesquisa, como marketing. (Por Robert Hart, da Forbes)

Leia também:

Saúde distribui 740 mil doses da CoronaVac para crianças
Serra abre novas vagas para vacinação nesta segunda (16)
Caps realiza Dia de vivência sobre saúde mental, em Linhares
Fiocruz alerta possível aumento de nova linhagem do coronavírus
Sábado (14) tem vacinação sem agendamento em Vitória
Cachoeiro: contra a hanseníase, US reforçam conscientização
Saiba quais são os tipos de acne e os principais tratamentos
Vila Velha: agendamento on-line para vacinação nesta sexta 
Lote de 754 mil doses da Coronavac vai reforçar vacinação
Serra abre agendamento para vacina nesta quinta-feira (12)

TAGS:
VACINA | PAÍSES POBRES | COVID-19 | PFIZER