ECONOMIA CAPIXABA

PIB do Espírito Santo avança +3,7% no 1º trimestre de 2024

O resultado registrado nesta base de comparação foi de +2,5% acima da média nacional.

Em 06/06/2024 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Incaper

A produção de Café Conilon e Café Arábica, tiveram incremento de +10,2% e +34,2%, respectivamente.​ Os dados sobre o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo, foram apresentados na última quarta-feira (05), pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).


Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows

O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo avançou +3,7% no primeiro trimestre de 2024, na comparação com mesmo período de 2023. O resultado registrado nesta base de comparação foi de +2,5% acima da média nacional.

>> Cariacica se consolida como polo distribuidor de carros elétricos

Na comparação com o trimestre imediatamente anterior, a economia do Estado se manteve estável (-0,3%), enquanto a do Brasil apresentou crescimento de +0,8%. Os dados foram apresentados na última quarta-feira (05), pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Na análise dos últimos quatro trimestres o Espírito Santo atingiu a taxa de +6,2% e o Brasil registrou +2,5%. No acumulado do ano, comparativamente ao mesmo período do ano anterior a variação também foi positiva, Espírito Santo (+3,7%) e Brasil (+2,5%). Com estes resultados, o desempenho capixaba esteve acima da média nacional em três das quatro bases de comparação.

O diretor-geral do Instituto Jones, Pablo Lira, destacou que o desempenho positivo é fruto do contexto que é ofertado ao capixaba:

“O Espírito Santo continua sendo destaque em diferentes segmentos da economia. Os resultados do PIB no primeiro trimestre de 2024 mostraram que os números capixabas avançaram e são maiores do que o PIB nacional, resultados alcançados por meio das oportunidades de negócios, emprego, renda e melhoria na qualidade de vida, que são gerados para os capixabas.”

Outro dado apresentado na coletiva sobre a economia do Estado foi o PIB nominal, que no primeiro trimestre de 2024 registrou R$ 57,8 bilhões e um total de R$ 234,6 bilhões em valores acumulados em quatro trimestres.

De acordo com os dados apresentados pelo IJSN, o desempenho de +5,5% da Indústria geral, deve ser atribuído ao aumento na produção da Indústria extrativa (+7,6%), que refletiu os crescimentos na extração de petróleo (+15,8%), gás natural (+26,3%) e na pelotização de minério de ferro pela Vale (+3,9%) e Samarco (+12,0%) e pela expansão de +1,5% na Indústria de Transformação.

Ainda segundo o IJSN, o avanço de +2,9% no setor de Serviço foi impulsionado pelos segmentos de Serviços profissionais, administrativos e complementares (+9,5%) e Serviços de informação e comunicação (+7,9%).

O crescimento da atividade econômica capixaba foi reforçado pelo aumento na produção agrícola das principais culturas do estado. A produção de Café Conilon e Café Arábica, tiveram incremento de +10,2% e +34,2%, respectivamente. Já a produção de Mamão apresentou um aumento de +12,7%, seguido por Banana (+0,3%), Cana-de-açúcar (+7,1%) e Coco (+2,5%). Em compensação, a produção de Pimenta-do-reino (-0,2%) e de Cacau (-0,3%) permaneceram estáveis, enquanto Tomate e Mandioca recuaram -3,2% e - 3,3%, nessa ordem.

Já o setor de Comércio varejista ampliado apresentou retração de -4,0% no acumulado no ano. O desempenho foi determinado, sobretudo, pela estabilidade (-0,3%) no Varejo restrito e pela forte contração de -30,4% nas vendas de Material de construção. (Com informações do IJSN)

Relatório:
Acesse o relatório completo do PIB 1º trimestre de 2024m no LINK

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Cariacica se consolida como polo distribuidor de carros elétricos
Apicultores capixabas buscam fortalecer a produção de mel
Serra lidera o ranking de geração de emprego no Estado
US de Vila Velha disponibilizam internet gratuita à população
Vitória encerra maio com 33% de queda de homicídios
Nova Venécia inaugurou reforma da quadra do Bairro Bonfim
Visita do Cônsul da Itália marca novas conexões com Vitória
Vitória: Bairro de Lourdes recebe nova academia popular
Campanha irá recolher lixo eletroeletrônico em Anchieta
Prefeitura da Serra inaugura campo de futebol de Eldorado
Obra de contenção em Jardim América segue com avançando
Diversas escolas de Cariacica recebem melhorias estruturais

TAGS:
CAPIXABA | ECONOMIA | IJSN | RESULTADO | PIB | ESPÍRITO SANTO