CIDADANIA

Pintor transforma pontos viciados de lixo em jardim na Serra, ES.

Juriti usa pneus como solo fértil para florir o bairro Novo Horizonte.

Em 13/10/2016 Referência JCC

Pontos de lixo viciados em novo Horizonte, na Serra, Grande Vitória, viraram jardins nas mãos do pintor Juriti. Ele juntou os aprendizados sobre meio ambiente recebidos na escola e na vida, e escolheu pneus velhos como solo fértil para florir o bairro.

“Eu aprendi isso na escola, em Novo Horizonte, a cuidar do meio ambiente. Meu professor explicou sobre a poluição, falou sobre a fumaça, os pneus, o cigarro, as indústrias e eu guardei o que ele disse”, contou o pintor.

Ao que aprendeu na escola, ele uniu a 'bronca' recebida de uma criança e nunca mais se esqueceu. “Acabei de tomar meu cafezinho e joguei o copo em qualquer lugar. Aí, passou uma criança de uns dois ou três anos, virou para mim e falou: ‘moço, não pode jogar lixo na rua’. E desse dia para cá, por onde eu passo, se eu vejo um copo descartável, eu pego e jogo no latão de lixo”, falou.

Além de nunca mais jogar lixo na rua, Juriti quis repassar o aprendizado. Ele fez uma placa e colocou na esquina, para acabar com pontos viciados e orientar sobre o dia da coleta. Fora isso, passa horas buscando pneus, eliminando a água, que poderia causar dengue, e coloca vida dentro de cada um.

“Coloco uma planta que resiste ao sol. Eu retirei a maioria, também, de dentro de onde tem lixo. Quando chove, eu vou lá, tiro e planto”, contou.

A rua Gaivota, em Novo Horizonte, é um cenário importante para o trabalho de Juriti. São mil pneus espalhados em forma de jardim. Além de ajudar o meio ambiente, ele deixou tudo ainda mais bonito.

“Foi uma excelente ideia do meu amigo Juruti, não só os pneus, como aquela placa, para ver se incentiva as pessoas a terem mais amor próprio e manterem o bairro mais limpo”, elogiou o marceneiro Eloi Florentino.

Fonte: g1-ES