ECONOMIA NACIONAL

Piora desempenho da produção industrial brasileira

Foi a queda mais intensa desde setembro de 2009, quando o recuo foi de 7,4%.

Em 21/09/2014 Referência JCC

A produção industrial brasileira caiu 1,4% de maio para junho segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgados no último dia 13 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o quarto mês seguido de queda do indicador, que havia recuado 0,8% em maio deste ano.

A indústria brasileira teve queda em todos os tipos de comparação, sendo de 6,9% na comparação com junho de 2013. Foi a queda mais intensa desde setembro de 2009, quando o recuo foi de 7,4%. Nas outras comparações, a produção caiu 2,6% no acumulado do ano e 0,6% no acumulado de 12 meses.

Categorias

As quatro grandes categorias industriais tiveram queda na passagem de maio para junho: bens de consumo duráveis (24,9%), bens de capital (9,7%), bens de consumo semi e não duráveis (1,3%) e bens intermediários (0,1%).
A produção industrial de junho em comparação com maio recuou em 18 dos 24 ramos pesquisados pelo IBGE. As principais influências negativas vieram de veículos automotores, reboques e carroceria, cuja produção cedeu 12,1% na passagem do mês, e de equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos, com recuo de 29,6% na margem.

Melhoras

Por outro lado, entre os seis ramos que ampliaram a produção nesse mês, os desempenhos de maior importância para a média global foram registrados por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (6,6%), produtos alimentícios (2,1%) e bebidas (2,5%).

Fonte: IBGE