POLICIA

Pirataria de livros é alvo de operação em quatro estados

Polícias Civis dos estados do MA, PR, ES e MG cumprem 6 mandados de busca e apreensão

Em 01/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: © Rovena Rosa/Agência Brasil

A ação faz da Operação Last Page, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrada para reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual, por meio da divulgação de livros.

As Polícias Civis dos estados do Maranhão, Paraná, Espírito Santo e Minas Gerais cumprem, nesta quarta-feira (30), seis mandados de busca e apreensão e quatro ordens judiciais para bloqueio e/ou suspensão e desindexação de sites ilegais de download e exclusão de perfis em plataformas de redes sociais. 

A ação faz da Operação Last Page, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrada para reprimir crimes praticados contra a propriedade intelectual, por meio da divulgação de livros, violando os direitos dos autores em sites ilegais de download.

A legislação brasileira tipifica como crime a conduta de violar o direito autoral de alguém e o oferece ao público via internet, seja mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permita ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em um tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda para a obtenção de lucro. A pena para quem pratica esse crime é de reclusão, de dois a quatro anos, e multa.  

Last Page

De origem inglesa, o termo significa “última página”. Dessa forma, o nome da operação faz alusão ao ato de encerrar a leitura do livro. Isto é, ao chegar à última página, o livro é fechado, assim como ocorrerá com os sites alvos da operação que divulgam obras sem autorização dos autores. (Agência Brasil) 

Leia também:

Autor de ataque em Aracruz diz ter se preparado com vídeos
MPF pede afastamento imediato de diretor-geral da PRF
Polícia Federal deflagra operação contra abuso sexual infantil
Polícia Federal prende homem recebendo dinheiro falso
PF deflagra operação contra comércio irregular de remédios
Polícia Civil do Espírito Santo recebe 73 novas viaturas
Mulher é presa com drogas, dinheiro e notebook em Vitória
Capixabas que mataram mulher nos EUA vão a júri popular
Golpe do consórcio: Procon de VV orienta população
Programa Wi-Fi Brasil leva internet a mais 500 pontos do país
Prefeitura da Serra realiza projeto “Oficinas com Famílias”

TAGS:
PIRATARIA | LIVROS | ESTADOS | OPERAÇÃO | MANDADOS