CIDADE

PL que cria Monumento Natural Morro do Moreno vai à Câmara

Prefeitura de Vila Velha enviou à Câmara, Projeto que cria Unidade de Conservação do local.

Em 18/05/2021 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Everton Thiago/PMVV

Para o prefeito de Vila Velha, a iniciativa da gestão municipal encerra um longo e moroso processo, cria um dispositivo de proteção e regramento de um dos cartões postais mais visitados do Espírito Santo. 

Nessa segunda-feira (17), a Prefeitura de Vila Velha encaminhou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que dispõe sobre a criação do Monumento Natural Morro do Moreno. Caso aprovado, a Lei segue para a sanção do Prefeito Arnaldinho Borgo.

O procedimento para criação foi iniciado a partir do entendimento do Poder Público da viabilidade de implementar uma Unidade de Conservação, tendo como base o diagnóstico ambiental finalizado em 2013.

Para o prefeito de Vila Velha, a iniciativa da gestão municipal encerra um longo e moroso processo, cria um dispositivo de proteção e regramento de um dos cartões postais mais visitados do Espírito Santo. 

"O Morro do Moreno é historicamente importante para o Espírito Santo e para o turismo, contribuindo de diversas formas para nossa cidade. Esse embate é antigo, ninguém quis fazer, mas nós estamos fazendo. Ouvindo as pessoas, respeitando cada posicionamento, mas protegendo um importante bioma e ponto turístico. Mostrando que é possível sua utilização com consciência e preservação", apontou Arnaldinho Borgo. 

O monumento natural permite a visitação pública, desde que contemplada pelo plano de manejo, aspecto relevante, uma vez que na área há expressiva ocorrência de atividades de ecoturismo e trilhas, às quais, uma vez normatizadas, não causariam danos ambientais à unidade.

Para o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Borgo, a instituição da unidade de conservação será muito importante para Vila Velha. “O Morro do Moreno possui um relevante potencial biológico e ecológico e espaços atrativos para ampliar o turismo local, podendo também ser local de ações de educação ambiental, em possíveis parcerias com escolas e comunidade” explicou.

O Morro do Moreno 

Com 184 metros de altitude, o Morro do Moreno possui uma vista panorâmica de Vila Velha, e no topo podem-se contemplar alguns dos cartões postais do Estado: o Convento da Penha, a Baía de Vitória e a Terceira Ponte. 

O local possui vasta flora, proveniente de Mata Atlântica, com flores e orquídeas de pequeno porte, árvores frutíferas e de grande porte. Em sua fauna, é possível encontrar grande quantidade de pássaros, lagartos e sagüis, entre outras espécies.

O nome homenageia o português João Moreno, responsável, na época do descobrimento do Espírito Santo, pelo posto de monitoramento, instalado no topo da montanha rochosa, de entrada e saída de embarcações da baía da Vila Nova (como era conhecida Vila Velha na época do descobrimento). (Com informações da Semco/PMVV)

Leia também:

Vila Velha entrega Cartão Bolsa Aluno nesta terça-feira (18)
Vila Velha avança no Programa Cidade Empreendedora
Prefeitura vai ajudar instituições que cuidam de crianças
Prefeitura de Vila Velha vai instalar lâmpadas de Led na orla
Vila Velha lança projeto de atenção emocional do professor
Prefeitura retira 30 toneladas de lixo dos canais de Vila Velha

TAGS:
AUXÍLIO | SOLIDARIEDADE | ALIMENTO | SAÚDE | EMPREGOS | CIDADE | PANDEMIA