LAZER

Planetário de Vitória vai ter sessões gratuitas em outubro

Sessões gratuitas e para todas as idades em exibição no Planetário de Vitória em outubro

Em 06/10/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Brunella França/PMV

Na semana em que se comemora o Dia da Criança, a programação do dia 14 de outubro é voltada especialmente para elas!

Sexta-feira chegando e você está em busca de uma atividade diferente? Uma boa pedida é uma viagem pelo Universo! Ao longo do mês de outubro, serão dez sessões gratuitas e com exibições para públicos de todas as idades no Planetário de Vitória. Cada sessão tem capacidade para 50 pessoas e a entrada é por ordem de chegada.

Nesta sexta-feira (07), a sessão das 18 horas exibe a projeção "Fantasma do Universo", abordando desde a jornada de prótons que percorrem o maior colisor de partículas do mundo na Europa até a visualização do Big Bang e do cosmos emergente, a produção é um novo show projetado para inserir o público na busca por matéria escura.

Logo depois, às 18h30, a sessão é "Sistema Solar: Visão do Universo", que promove a compreensão da formação do sistema solar, suas características principais e seu fim, utilizando as diferentes fases da evolução estelar para abordar um conhecimento abrangente do universo como um todo: começando com nebulosas e indo até os buracos negros.

Às 19h30, será a vez de "Sol, Terra e Lua", que explica as relações entre esses três corpos celestes.

Dia das Crianças

Na semana em que se comemora o Dia da Criança, a programação do dia 14 de outubro é voltada especialmente para elas! Mães, pais, avós, avôs, tias, tios têm quatro horários à disposição para programar uma noite que certamente será inesquecível para os pequenos!

Às 18h e às 18h30, estará em exibição "Sistema Solar: Universo na mente das crianças". A exibição permite à criança conhecer os planetas que compõem o Sistema Solar de uma maneira lúdica. As principais características do sistema Sol-Terra-Lua, principalmente os movimentos desses astros, são trabalhados de maneira simples mostrando suas consequências no dia-a-dia.

Já as sessões das 19h e das 19h30 trazem "Reconhecimento do céu", projeção dedicada à familiarização das constelações pelas crianças. Através de uma dinâmica interativa, a criança aprende a reconhecer no céu algumas constelações das diferentes estações do ano.

Explorando o céu

No próximo dia 21 de outubro, às 18h, a noite começa com "Arqueoastronomia Mexica". Através de cenários imersivos impressionantes, a projeção ilustra o importante papel desempenhado pela observação astronômica para a evolução das culturas pré-hispânicas no México central. Os mexicanos usaram o conhecimento calendárico e astronômico herdado por suas culturas predecessoras para fundar a capital de seu império: Tenochtitlán. Cores, formas e sons vibrantes transportam o espectador para uma das culturas mais importantes que, até hoje, ainda vive no coração e na pele do povo mexicano.

Logo depois, às 18h30, será a vez de "Sistema Solar: Universo de Aventuras". Através de imagens reais e animadas, é possível conhecer os principais astros que compõem o Sistema Solar, como o Sol, os planetas, os satélites naturais, asteroides e cometas.

Na última sessão do mês, às 19h30, haverá a projeção "O Homem na Lua". Elaborada para comemorar 50 anos desde que o primeiro ser humano chegou à Lua, a sessão tem o intuito de explorar um pouco mais sobre os desafios que antecederam a chegada do homem ao nosso satélite natural, a importância dele para o nosso planeta, e o grande feito para a humanidade, que foi a chegada até a Lua.

Programação 

Planetário de Vitória

07 de outubro

  • 18h: Fantasma do Universo
  • 18h30: Sistema Solar: Visão do Universo
  • 19h30: Sol, Terra e Lua

14 de outubro

  • 18h e 18h30: Sistema Solar: Universo na mente das crianças
  • 19h e 19h30: Reconhecimento do Céu

21 de outubro

  • 18h: Arqueoastronomia Mexica
  • 18h30: Sistema Solar: Universo de Aventuras
  • 19h30: O Homem na Lua

Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.

Entrada gratuita. (Secom/PMV)

Leia também:

PMA: Dias das crianças será celebrada com alegria e diversão
Espetáculo no Teatro Municipal promete encantar a criançada
Vila Velha: ​Rock e reggae no Parque da Prainha domingo (9)
Cariacica vai ter diversão para garotada no Dia das Crianças
Sextou na Praça leva apresentações musicais em Cachoeiro
> ​Vila Velha terá Festival das Infâncias neste fim de semana
Shows musicais vão agitar o Festival da Festa do Robalo
Linhares terá primeira edição da Oktoberfest em outubro
Expo Aracruz atraiu mais de 100 mil pessoas nos 4 dias de festa
Segunda noite da Exposição de Aracruz atrai uma multidão
Aracruz: Emoção, fé, shows marcam a abertura da ExpoAgro

TAGS:
DIA DAS CRIANÇAS | PLANETÁRIO | VITÓRIA | SESSÕES | PROGRAMAÇÃO