MEIO AMBIENTE

Plantio de espécies vai marcar o Dia da Árvore em Vitória

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro

Em 14/09/2017 Referência JCC - Secom PMV (Foto: Diego Alves)

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro. Para celebrar a data, Vitória vai ganhar novas espécies.

Os plantios serão realizados em diferentes dias, conforme programação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos (Semmam), através da Gerência de Educação Ambiental, em parceria com instituições que vêm realizando processos de educação ambiental sobre a diversidade da flora na capital. 

Nesta segunda (18), os usuários do Albergue para Migrantes farão uma trilha interpretativa e plantio de espécies da Mata Atlântica no Parque Estadual da Fonte Grande.

Já na terça (19), os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti farão o plantio de espécies de restinga no Parque Municipal Mata da Praia.

Fechando as comemorações, a atividade será com a Emef Álvaro de Castro Mattos no Parque Horto de Maruípe.

Contador de árvores

Toda árvore em Vitória é identificada por um código numérico que permite saber sua espécie, altura, endereço de sua localização, posição, entre outras informações.

O inventário mostra que a cidade conta atualmente com 29.658 árvores em áreas urbanas. Estão catalogadas 215 espécies, sendo que 97 são exóticas e 118, nativas.

A árvore é um belo símbolo da natureza e é uma das mais importantes formas de vida natural. As diversidades de espécies existentes são fundamentais para a vida na Terra porque aumentam a umidade do ar, produzem oxigênio no processo de fotossíntese e reduzem a temperatura, fornecendo sombra e abrigo para grande parte das espécies animais.

Além disso, entre as diversas espécies arbóreas existentes, incluem-se várias plantas frutíferas, como é o caso da mangueira, limoeiro, goiabeira, abacateiro, pessegueiro e laranjeira.