MEIO AMBIENTE

Plataforma EducaRES recebe inscrições até sexta (19)

Ministério do Meio Ambiente seleciona boas práticas nas áreas de educação ambiental ou comunicação social na gestão de resíduos

Em 16/09/2014 Referência JCC

A Plataforma EducaRES recebe, até sexta-feira (19), o cadastro de iniciativas que promovem educação ambiental e comunicação social em resíduos sólidos. Instituições da sociedade civil, do poder público e do setor privado estão convidadas a inscrever práticas na nova ferramenta digital.

A iniciativa do Ministério do Meio Ambiente (MMA) irá mapear ações que ajudem a enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), criando uma base de dados de práticas existentes.

Coordenada pelo Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (SAIC), a plataforma faz parte da Estratégia Nacional de Educação Ambiental e Comunicação Social para a Gestão de Resíduos Sólidos. A

EducaRES está de acordo com a Lei da Política de Resíduos (12.305/2010), que procura fortalecer as ações educativas e de comunicação voltadas para a necessária mudança cultural que a política exige, em relação à produção, consumo e destinação de resíduos, reunindo e difundindo as iniciativas inovadoras que a própria sociedade tem formulado e experimentado.

A PNRS prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Institui a responsabilidade compartilhada dos geradores de resíduos: dos fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, o cidadão e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na Logística Reversa dos resíduos e embalagens pós-consumo e pós-consumo.

Resultados

As iniciativas inscritas devem conter resultados comprováveis nas áreas de educação ambiental ou comunicação social na gestão de qualquer categoria de resíduos abrangidos pela PNRS. Serão selecionadas e publicadas até 30 experiências de cada segmento (sociedade civil, poder público e setor privado). As propostas escolhidas serão reconhecidas como “Práticas de Referência EducaRES” e aparecerão no mapa colaborativo, que permite obter informações detalhadas sobre cada iniciativa.

As propostas serão recomendadas pelo MMA como referência para compor materiais pedagógicos e técnicos de publicações e processos formativos, presenciais ou a distância, produzidos pelos governos no âmbito federal, distrital, estadual e municipal. As experiências estarão disponíveis para todos os cidadãos acessarem, clicando em ”ver práticas”. Será possível localizar práticas por tipo de público, de resíduo ou regiões e municípios onde a iniciativa ocorre.

Como participar
 

Podem ser inscritas práticas de Educação Ambiental e Comunicação Social, sob a ótica PNRS/2010), desenvolvidas por instituições da sociedade civil, poder público e setor privado.

Para participar, o responsável pela iniciativa ou pela instituição deve enviar sua prática e preenche todos os itens do formulário pertinentes à sua experiência.Depois de enviada, sua prática será analisada pelos administradores da Plataforma Educares e quando aprovada, a sua iniciativa aparecerá no mapa colaborativo qeorreferenciado.

No caso de dúvidas, o administrador da plataforma entrará em contato com o coordenador da prática inscrita por intermédio do seu e-mail registrado.

A plataforma pode ser acessada e fornecer informações para todos os cidadãos, mas somente instituições da sociedade civil, setor privado e poder público podem submeter suas práticas. 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente