TEMAS GERAIS

PMCI: Ações conscientizam sobre combate à violência sexual

Cachoeiro realiza ações de conscientização sobre combate à violência sexual contra crianças

Em 17/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMCI

Por meio do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Creas oferece assistência psicossocial gratuita a vítimas de violência sexual infantil.

Nesta quinta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Cachoeiro realizará ações de conscientização sobre o tema, coordenadas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

Pela manhã, a partir das 9h30, equipes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), junto com representantes da Apae de Cachoeiro, do Projeto “Villagindo Para Ser Feliz” e da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Direitos Humanos (Semcit), distribuirão panfletos educativos e repassarão orientações a quem passar pela Praça Jerônimo Monteiro, no Centro.

À noite, a partir das 18h30, com apoio do Conselho Tutelar, a ação ocorrerá em locais estratégicos, como postos de gasolina, bares e hotéis.

Os folhetos que serão distribuídos contêm informações sobre a campanha Maio Laranja, de prevenção da violência sexual infantil, e as formas de combater e denunciar esse crime.

“Esse é um dos movimentos mais importantes do ano. Cuidar das nossas crianças e adolescentes é um dever de todos. Não podemos nos calar diante de qualquer situação que possa feri-los, em nenhum nível”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Márcia Bezerra.

Outras ações do Maio Laranja

A campanha Maio Laranja conta com outras atividades, em Cachoeiro. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e o Creas estão promovendo ações educativas para os públicos que atendem. Dinâmicas em grupo, rodas de conversa e palestras fazem parte da programação, que segue até o fim deste mês.

Atendimento para vítimas

Por meio do serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi), o Creas oferece assistência psicossocial gratuita a vítimas de violência sexual infantil. O trabalho é realizado por equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e pedagogos, e também se estende a familiares.

O Creas fica na rua 25 de Março, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas no local e pelos telefones 3155-5303 e 3155-5873.

Denuncie
Casos de abuso sexual de crianças e adolescentes podem ser denunciados, por qualquer pessoa, por meio do canal Disque 100, que funciona todos os dias da semana, 24h, inclusive sábados, domingos e feriados. A ligação é gratuita.

Além disso, também é possível fazer a denúncia por outras vias: pela Polícia Militar, pelo número 190; Polícia Rodoviária Federal, pelo 191, ou diretamente nas delegacias do município. O sigilo é garantido e as ligações podem ser feitas por aparelhos fixos ou móveis.

Outro órgão que pode ser acionado é o Conselho Tutelar. Em Cachoeiro, são dois:

Conselho Tutelar Regional 1

Endereço: Rua Mathias de Souza, nº 40 a 48, Santo Antônio. CEP: 29300-640
Tel: (28) 3526-8751 (28) 3526-8725 / Plantão: (28) 98814-3507
E-mail: conselhoregional1@cachoeiro.es.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h

Conselho Tutelar Regional 2

Endereço: Rua Vinte e Cinco de Março, nº 162, Centro. CEP: 29300-100
Tel: (28) 3155-5284 / (28) 3155-5002 / Plantão: (28) 98814-3515
E-mail: conselhoregional2@cachoeiro.es.gov.br
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h. (Secom/PMCI)

Leia também:

Petroleiros aprovam medida que barateia os combustíveis
PMVV: mães ganham dia de beleza e cuidados com a saúde
Detran|ES promove ação para sensibilizar motociclistas
Petrobras cria gerência de diversidade, equidade e inclusão
Doenças causam 62% das mortes nas prisões brasileiras
Motoristas de aplicativos, fazem greve em todo o país
Culpa da BHP sobre tragédia de Mariana será julgada em 2024
Obras do Parque Costeiro serão iniciadas no mês de Junho
Alfredo Chaves recebe Operação Nacional Caminhos Seguros
Excesso de informação leva funcionários a deixar de inovar

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | AÇÕES | COMBATE | VIOLÊNCIA SEXUAL | CRIANÇAS