CIDADE

PMV assina OS para dar início às obras do Viaduto Caramuru

Prefeitura de Vitória assina Ordem de Serviço para dar início às obras do Viaduto Caramuru

Em 12/01/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Carlos Antolini/PMV

As obras, contratadas ao custo de R$841 mil, vão tratar a estrutura e recompor a iluminação do local. O prazo para a conclusão das obras é de 180 dias.

A manhã desta quarta-feira (12) foi marcada pela assinatura da ordem de serviço para dar início às obras de restauro do Viaduto Caramuru. A assinatura do documento ocorreu na histórica Rua Caramuru, debaixo do Viaduto.

As obras, contratadas ao custo de R$841 mil, vão tratar a estrutura e recompor a iluminação do local. O prazo para a conclusão das obras é de 180 dias.

Lorenzo Pazollini, prefeito de Vitória, ressaltou a importância da restauração do local:

"Aqui, nós tivemos eventos históricos relevantes como a batalha com os holandeses invasores. Essa obra representa a força da sociedade capixaba e vitoriense. Tenho certeza que a restauração do Viaduto vai permitir que o local volte a ser um marco na história e na arte capixaba".

Além do prefeito de Vitória, estiveram presentes na solenidade secretários de diversas pastas do município,  vereadores, lideranças comunitárias, empresários e moradores. 

Anna Cláudia Dias Peyneau, Secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação (Sedec), falou sobre as obras de restauração do Viaduto. Além da recuperação dos adornos, das estruturas e da pintura, o viaduto  vai receber uma melhor iluminação e recapeamento da área de pavimentação no topo. Essas melhorias não apenas valorizam o patrimônio, mas tem maior durabilidade do uso daquele elemento no cotidiano. 

"A proposta de restauro do  Viaduto Caramuru traz para nós, a possibilidade de não apenas reformar um monumento, mas de trabalhar as questões que fazem daquela construção algo relevante para a nossa história".

Dona Maria Cecília, moradora do centro de Vitória há mais de 75 anos, contou que a restauração chegou em um bom momento.

"Eu moro aqui em frente e vejo a destruição que estava acontecendo. Finalmente, o viaduto vai ser restaurado. Todos os grandes monumentos de Vitória estão presentes no Centro. É preciso valorizar o nosso patrimônio', afirmou.

Intervenções

As intervenções a serem realizadas no entorno do Viaduto Caramuru buscam recuperar sua importância histórica a partir de seu restauro, valorizando sua estrutura e ambiência da paisagem, garantindo sua integridade física e permanência na memória coletiva.

A obra contará com: manutenção/recuperação do tabuleiro, adornos, postes, muros de arrimo e do pavimento de concreto do viaduto; os trilhos remanescentes serão mantidos e recuperados, além de receber tratamento anticorrosivo.

Também será realizada a reconstrução do pavimento da calçada, tornando-as seguras, confortáveis e acessíveis; serão recuperados os postes metálicos existentes, haverá encurtamento da travessia de pedestres; instalação de iluminação cênica; retirada da camada asfáltica e recuperação/limpeza do paralelepípedo original das Ruas Caramuru, São Francisco e Francisco Araújo.

O local receberá manutenção/melhoria da camada asfáltica da Avenida Cleto Nunes e Ruas General Osório e Cais de São Francisco. Não haverá comprometimento da caixa de rua e número de faixas carroçáveis, mantendo o máximo possível de número de vagas de veículos/motos ofertadas atualmente.

Os percursos serão humanizados por meio da inclusão de áreas ajardinadas/arborizadas e de mobiliário urbano que promova a permanência e o usufruto do espaço urbano como local de convivência. As obras vão contemplar melhorias da iluminação local e a diminuição da poluição visual/ambiental. 

Viaduto

O Viaduto Caramuru constitui o único exemplar de estrutura elevada, do tipo viaduto, remanescente do século XX no município de Vitória. Foi construído sobre a Rua homônima e interliga às Ruas Francisco Araújo e Rua Dom Fernando. Ele consiste num marco de ligação da parte baixa da cidade com seu núcleo fundacional, a chamada Cidade Alta.

Inicialmente chamado de Viaduto de São Francisco, foi construído entre os anos de 1924 e1927, no governo de Florentino Avidos. Por sua importância histórica, foi identificado como de interesse de preservação em 1984, pelo município.

Por sua relevância histórico-cultural, o Viaduto Caramuru foi identificado como de interesse de preservação histórica, no grau de proteção integral primária pela Lei 3.158/84, primeiro Plano Diretor Urbano de Vitória, classificação esta que se mantém até os dias atuais no PDU vigente, a Lei 9.271/2018.

História

A rua Caramuru é uma das mais emblemáticas da história da cidade de Vitória. Inicialmente denominada Rua do Fogo, a atual Caramuru foi palco de uma batalha entre locais e invasores holandeses, em que os últimos foram expulsos.

Foi somente em 1872, que a Rua do Fogo veio a ser nomeada Rua Caramuru. No início da década de 1930, essa, que então era uma viela, foi substituída por uma rua de quinze metros de largura, dando acesso à Cidade Alta. Para tanto, casas antigas foram demolidas no local da rua, sendo antes desapropriadas amigavelmente. O Viaduto foi construído na gestão do governador Florentino Ávidos (1924- 1928). (Secom/PMV)

Leia também:

Prefeitura de Vila Velha fará obras nas ruas do Bairro Alvorada
Pagamento de ISS-Fixo à vista dá desconto de 10% em Linhares
Serra é a melhor cidade do Estado para investir, diz estudo
Polo Empresarial de Montanha focará na economia local
Prefeitura da Serra aplica cobertura de revsol em Jacaraipe
Avenida Mario Gurgel ganha terceira faixa em Campo Grande
Voluntários ajudam a fortalecer a "Campanha Praia Limpa"
Prefeitura de Vila Velha cria Programa Alagamento Zero
Prefeitura de Vila Velha fará obras em 28 ruas de Barramares
Alunos da Serra receberão alimentação nas férias escolares

TAGS:
VITÓRIA | ORDEM DE SERVIÇO | OBRAS | VIADUTO | RESTAURO