CULTURA

PMV: Biblioteca promove Sábado Literário no Parque Moscoso

A Biblioteca promove Sábado Literário no Parque Moscoso no próximo dia 12 em Vitória.

Em 10/11/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

As atividades, que começam às 09h30 e vão até o meio dia, incluem contação de histórias por meio de apresentação teatral, oficina de bonecas e banca de troca de livros.

Literatura, cultura e arte no parque. Essa é a proposta da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim que, por meio do projeto "Viagem pela Literatura", realiza três diferentes ações abertas ao público no Parque Moscoso, no próximo sábado (12).

As atividades, que começam às 09h30 e vão até o meio dia, incluem contação de histórias por meio de apresentação teatral, oficina de bonecas e banca de troca de livros.

Benedito

Quem dá início às atividades do "Sábado Literário no Parque" é o artista Vitor Passarim, que a partir das 10 horas dá voz ao personagem "Benedito", uma figura simpática e carismática que convida as famílias para tomar um "cafezinho" em sua casa e, como bom mineiro, o café é sempre acompanhado de muita conversa e histórias que "Seu Bené" traz para todos com alegria.

A contação de histórias com Vitor Passarim, por meio do "Benedito", resgata figuras folclóricas do Brasil, e também aborda o tema ancestralidade africana de forma acessível para toda família.

Oficina

Às 11 horas o público presente participa da "Oficina de Bonecas Abayomi" com as escritoras Sonia Maria Rosseto e Rita de Cassia Menezes.

Feitas de tecido, sem cola, sem costura, sem olhos, sem estrutura interna e sem detalhes, apenas com nós, dobraduras e cortes ou rasgos, as bonecas Abayomi foram criadas pela professora e artesã maranhense Lena Martins à época dos 100 anos da abolição da escravatura no Brasil, em 1988.

O nome Abayomi significa "encontro precioso", em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano, cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.

Banca troca de livros e gibis

Durante toda a manhã do "Sábado Literário no Parque" será realizada a atividade "Banca Troca de Livros e gibis", que tem por objetivo incentivar a prática da leitura e proporcionar aos participantes a possibilidade de substituir um livro já lido por outro de seu interesse, além de facilitar o acesso da população a novas obras.

Para participar, basta levar um livro não didático e em bom estado de conservação. Não são aceitas apostilas, revistas, cópias, encadernações em espiral e exemplares ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, amassados, sujos ou quaisquer outros danos.
 

A atividade promove a circulação dos livros e do conhecimento. Uma obra que circula e passa por diversos leitores contribui para levar a informação e o gosto pela leitura às pessoas", afirma a bibliotecária responsável pelo projeto, Elizete Caser.

Serviço
O que: "Sábado Literário no Parque"
Quando: Sábado, 12 de novembro de 09h30 às 12h
Onde: Parque Moscoso - Avenida República, Centro Histórico de Vitória
Classificação Indicativa Livre e Entrada Franca. (Secom/PMV)

Leia também:

Memória do Barro reúne paneleiras e jovens em Goiabeiras
Natal Luz Cariacica 2022: abertas inscrições para artistas
PMCI: Espaços culturais receberão peça e oficina de teatro
Pacientes do Caps AD de Vitória se encantam em espetáculo
Exposição fotográfica apresenta olhares de alunos vianenses
Vila Velha: feira literária reune autores capixabas e nacionais
Serra: Mestre Domingos está entre os 100 melhores do Brasil
> "Marien Calixte Jazz Music Festival" será em novembro
Vila Velha: ​Feira literária reúne autores capixabas e nacionais
Aracruz anuncia abertura de inscrição para Oficinas de Teatro
Cariacica: Talentos da terra mostram seus produtos em festival

TAGS:
VITÓRIA | BIBLIOTECA | PARQUE MOSCOSO | SÁBADO LITERÁRIO | HISTÓRIAS