EDUCAÇÃO

PMV: Escolas são reconhecidas por projeto em defesa das abelhas

As escolas do município de Vitória são reconhecidas por projeto em defesa das abelhas.

Em 28/11/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

A culminância do projeto será a cerimônia de formatura dos Guardiões das Abelhas, que ocorre nesta quinta-feira (30), às 8h e às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Júdice de Mattos.

Vitória é uma metrópole onde áreas naturais como florestas, manguezais e restingas coexistem com sua predominância urbana. Entre esses santuários ecológicos estão parques como o da Fonte Grande, da Gruta da Onça, de Barreiros, do Vale do Mulembá e de Tabuazeiro, tesouros preservados da Mata Atlântica.

Nesses reúgios, uma grande quantidade de árvores frutíferas como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras, ingazeiros, abiuzeiros, cajueiros, abricoteiros e pés de cajá-mirim desenvolvem-se, junto com espécies como pau-brasil, jacarandá e ipê. Esses locais são lar não apenas de um conjunto de aves, mamíferos e répteis típicos do bioma, mas também abrigam importantes polinizadores como as abelhas.

>> Fies : Inscrições para vagas remanescentes terminam quinta

Estima-se que quase 70% dos alimentos consumidos pelos seres humanos dependem do processo de polinização realizado por esses insetos, que se destacam também pelo seu papel na preservação das matas nativas.

E foi com o objetivo de conscientizar as crianças e as comunidades sobre esse papel fundamental das abelhas no meio ambiente e na segurança alimentar que a Secretaria Municipal de Educação de Vitória se uniu ao Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA) no Projeto SOS Abelhas.

A culminância do projeto será a cerimônia de formatura dos Guardiões das Abelhas, que ocorre nesta quinta-feira (30), às 8h e às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Júdice de Mattos. No evento, os estudantes, chamados de guardiões das abelhas, serão homenageados com medalhas e brindes, os professores receberão certificados de capacitação e reconhecimento como polinizadores, e os diretores das escolas comprometidas com a causa das abelhas serão agraciados com placas de mérito.

Público-alvo

Os estudantes dos 4º e 5º anos, ou seja, crianças na faixa etária de 9 a 11 anos, das Emefs Heloísa Abreu Júdice de Mattos, localizada no bairro Bela Vista, e Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, foram o público-alvo desse esforço educacional voltado à preservação da biodiversidade e ao entendimento da relevância das abelhas para a sustentabilidade do planeta.

O projeto abrangeu formação dos professores, fornecimento de material didático, suporte pedagógico, realização de oficinas para os estudantes baseadas nos princípios da Unesco e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de uma web série de conscientização com três episódios sobre a importância desses polinizadores. (Secom/PMV)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Fies : Inscrições para vagas remanescentes terminam quinta
Cachoeiro: Rematrícula será aberta nesta segunda-feira (27)
Enade: prazo para preencher questionário termina sábado
Mais de 85% dos alunos do EaD são trabalhadores, diz MEC
Governo quer alunos da educação especial em classes comuns
Pré-matrícula para educação infantil inicia quarta em Linhares
Escola de Viana usa capoeira para ensinar história e arte
Inep prorroga prazo para pedidos de reaplicação do Enem
PML disponibiliza mais de 3 mil vagas para educação infantil
Estudo mostra desafios da educação infantil brasileira
"Programa Singular" vai personalizar a jornada dos alunos

TAGS:
VITÓRIA | PROJETO | ESCOLAS | ABELHAS | DEFESA