EDUCAÇÃO

PMV: Estudantes plantam hortaliças em projeto de escola

Projeto "Alimentação saudável" desenvolveu várias atividades sobre o tema com estudantes

Em 25/08/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Divulgação/PMV

Inicialmente, foi realizada uma sequência didática a partir do livro "O grande rabanete", para desenvolver a leitura e escrita e começar a envolver a turma nos hábitos saudáveis de alimentação.

Ter uma alimentação saudável desde a infância é a melhor forma de prevenir várias doenças. Assim, é fundamental que a família e a escola estimulem hábitos saudáveis referentes à alimentação. Pensando nisso, no decorrer deste mês, o projeto "Alimentação saudável" desenvolveu várias atividades sobre o tema, com os estudantes do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc.

Inicialmente, foi realizada uma sequência didática a partir do livro "O grande rabanete", para desenvolver a leitura e escrita e começar a envolver a turma nos hábitos saudáveis de alimentação. Em seguida, para colocar em prática o que conheceram na história, a professora Claudia Ferrari levou um rabanete para a sala de aula, uma vez que muitos dos estudantes não conheciam a hortaliça.

Em outro momento, a professora levou a turma para fazer o plantio de beterraba, tomate e alface na horta da escola. Após vivenciar a experiência com muito entusiasmo, eles produziram textos para registrar e avaliar todo o aprendizado adquirido. Além disso, a turma tem ido frequentemente regar a horta e acompanhar o crescimento do que plantaram.

O estudante Danilo Pontes, 7 anos, contou que aprendeu bastante com o projeto e compreendeu quais os alimentos que não podem faltar no prato.

"Muito legal o nosso projeto e plantar as hortaliças. Aprendi que as saladas nos ajudam a ficar fortes e saudáveis", disse.

Educação Alimentar

Para a professora Claudia Ferrari, que está habituada a trabalhar com turmas das séries iniciais, é fundamental introduzir os conceitos de alimentação saudável e exercitar a educação nutricional desde os primeiros anos da infância.

"É visível o encantamento dos estudantes com as atividades que desenvolvemos, eles mesmos pedem o tempo todo para irmos até a hora acompanhar o crescimento do que plantaram. Durante a merenda escolar vários deles passaram a comer a salada e relatam que é porque aprenderam que ela também é gostosa e importante para a saúde", ressaltou a professora, que contou com apoio da diretora Maria Luiza Marques, da pedagoga Irani Soares e da estagiária Meirieli Mandini. (Secom/PMV)

Leia também:

> ​Vila Velha oferta curso pré-Ifes para mais de 200 alunos
> ​Professores de geografia recebem capacitação com IBGE
Pronatec Jovem FIC oferece 755 novas vagas em onze cursos
Taxa de inadimplência no ensino superior fica em 8,67%
Alunos serão premiados no concurso de desenho nesta quarta
Aluna de Cariacica é destaque em concurso de redação
Prefeitura de Viana abre 215 vagas para cursos gratuitos
Prefeitura de Vitória nomeia assistentes de Educação Infantil
Começa hoje (23) Ciclo de Formação em Educação Ambiental
Fies começa a convocar pré-selecionados da lista de espera

TAGS:
VITÓRIA | ESTUDANTES | ESCOLA | ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL | HORTALIÇAS