EDUCAÇÃO

PMV: Tablets facilitam avaliação institucional da rede de ensino

Seme realiza, anualmente, junto as 103 unidades de ensino, a avaliação institucional da rede

Em 01/12/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Luis Oliveira/PMV

Segundo os próprios estudantes, a proposta da equipe escolar de descomplicar o acesso e tornar o processo mais dinâmico foi atingido, sendo bem avaliado pelas turmas.

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realiza, anualmente, junto as 103 unidades de ensino municipais da capital, a avaliação institucional da rede. O processo constitui um elemento da gestão democrática que demarca um movimento de participação coletiva, com o propósito de possibilitar o aprimoramento dos processos educativos e da qualidade na educação pública no município.

Pensando em tornar o processo mais dinâmico e atrativo para estudantes e familiares, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Marechal Mascarenhas de Moraes, que fica em Maria Ortiz, criou uma estratégia para facilitar a participação da comunidade escolar no processo, utilizando os tablets com internet.

Os estudantes puderam acessar a avaliação institucional por meio de um formulário disponibilizado na plataforma Google Sala de Aula, além de ter a possibilidade de utilizar o dispositivo na função leitor de QR Code para acessar um código também disponibilizado pela equipe escolar, que levava até os formulários após a leitura do código.

Segundo os próprios estudantes, a proposta da equipe escolar de descomplicar o acesso e tornar o processo mais dinâmico foi atingido, sendo bem avaliado pelas turmas.

"Foi muito interessante fazer pelo tablet. Fazendo pelo celular as letras ficavam muito pequenas, o que dificultava a leitura. Com os tablets, a visualização ficou melhor, com letras maiores e a navegação também é mais rápida", disse o estudante Lohan Costa, do 7º ano.

"Tentei algumas vezes fazer pelo celular, mas tive muitas dificuldades, ficava dando erro toda hora e estava difícil para ler. Pelo tablet o processo ficou muito mais fácil, não travou e nem deu erro e, além disso, a escrita ficou bem mais visível", ressaltou Nathy Helem, da mesma turma.

Otimizando processos

"Nós buscamos facilitar a participação de todos na avaliação institucional, processo que é de suma importância para contribuir com a melhoria da educação na nossa rede de ensino. É uma data destinada ao diálogo, debate e sistematização dos dados coletados", explicou a coordenadora de turno Rosemary Christina, que conduziu a iniciativa junto ao professor de Informática Educativa, Fabricio Correa.

Avaliação Institucional

A avaliação é realizada nas 54 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), sendo 20 delas com turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e nos 49 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). O maior objetivo é oportunizar momentos de discussão e participação coletiva com a comunidade escolar, fomentando por meio desse processo avaliativo possibilidades para consolidar uma educação pública democrática e de qualidade.

Dentre outras análises, essa avaliação subsidia a elaboração do plano de ação de cada unidade de ensino. Esse processo é realizado anualmente e propõe uma espécie de "Dia D Escolar", em que todos os membros daquela comunidade escolar são convidados a avaliar o trabalho e as atividades desenvolvidas nas escolas da rede.

O que é avaliado

A avaliação institucional contempla diferentes aspectos da ação educativa com a análise das seguintes dimensões:

- Gestão Democrática;
- Currículo, práticas pedagógicas, avaliações e interações;
- Condições de Acesso e Permanência;
- Espaço Físico, Mobiliário, Equipamentos e Materiais;
- Formação e Condições de trabalho das/os professores/as e profissionais da Educação.

Resultados

A avaliação institucional das unidades de ensino da rede municipal é um processo cíclico que integra o calendário anual da educação e permite acompanhar o desenvolvimento da política pedagógica da cidade de Vitória.

Os dados quantitativos e qualitativos são inseridos no Sistema de Gestão Escolar (SGE) para subsidiar a elaboração do plano de ação de cada unidade de ensino e ainda para que a equipe de avaliação possa reunir os dados da rede com vistas à definição e priorização de políticas públicas. (Secom/PMV)

Leia também:

ES tem maior índice de alunos com aprendizado adequado 
Alunos de escolas municipais são destaque em seminário
Prazo para rematrículas vai até 12 de dezembro, em Vila Velha
Serra realiza VII Seminário de práticas pedagógicas inclusivas
Escola faz exposição de produtos confeccionados durante JEPP
Capoeira proporciona aprendizado para crianças em Vitória
Viana: Programa GERAR abre 24 vagas para curso gratuito
MEC divulga prazos para inscrições no Sisu, Prouni e Fies
Semana de Arte Moderna inspira atividades em Vitória
Educação de tempo integral de Cachoeiro é referência no ES
Estudantes participam de atividades ambientais em Vitória

TAGS:
VITÓRIA | UNIDADES DE ENSINO | SEME | TABLETS | AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL