ESPORTE CAPIXABA

PMVV: Atletas conquistam ouro no Campeonato Paralímpico

Atletas de Vila Velha conquistam ouro no Campeonato Brasileiro Paralímpico, em São Paulo

Em 25/04/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Além de talento e dedicação dos atletas, os resultados são uma conquista do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto Treinamento Paralímpico.

De 19 a 22 de abril, mais de 260 atletas participaram do Campeonato Brasileiro de Atletismo Paralímpico, realizado em São Paulo. Na delegação capixaba, três esportistas representaram a cidade de Vila Velha e todos garantiram medalha de ouro na competição – categoria T20 (deficiência intelectual), inclusive com o alcance de recordes brasileiros. Além de talento e dedicação dos atletas, os resultados são uma conquista do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Projeto Treinamento Paralímpico.

Aluno da iniciativa há cinco anos, Wendel Xavier Sabino levou o ouro no salto em distância sub-20. Atingindo a distância de 6,23 metros, o atleta quebrou o recorde brasileiro. Aos 17 anos, Wendel se recuperou recentemente de uma lesão que o impediu de competir no ano passado. Em 2021, ele foi campeão brasileiro em três provas: salto em distância, corrida de 250 metros e de 1.000 metros. 

Nicolas Oliveira Fortunato, 16 anos, conquistou a sua primeira medalha de ouro na modalidade de salto em distância sub-17, quebrando o recorde na sua categoria ao alcançar 5,63 metros. O adolescente é aluno do Projeto Treinamento Paralímpico há um ano, e esta foi a primeira vez que participou do torneio nacional. 

Já Mayara Santos Araújo é ex-aluna do projeto, onde treinou atletismo por cinco anos. Além do ouro na corrida 1.500 metros, com tempo recorde de 06:42.30, a atleta garantiu também a medalha de prata na prova dos 800 metros. A jovem de 17 anos coleciona também em seu currículo os títulos de campeã brasileira na corrida 1.500 e 400 metros em 2021, além do bronze nos 1.500 metros no ano passado. 

O treinador e coordenador do projeto paraolímpico, Marcelo de Azevedo Coutinho, comemorou os resultados obtidos e defendeu a importância do trabalho:

“Todo mundo tem um potencial a ser descoberto e, por meio do projeto, conseguimos mostrar para as nossas crianças e adolescentes com deficiência que eles também possuem capacidade e habilidades. Somos um celeiro de grandes talentos: Vila Velha já chegou a trazer 60% das medalhas do Estado no esporte paraolímpico”, afirmou.

“Mas, para além desses números, precisamos lembrar da diferença que esse projeto faz na vida dos jovens, elevando a autoestima e ampliando as possibilidades e a perspectiva de vida. É uma iniciativa que efetivamente transforma a vida deles, fazendo com que se transformem em seres cada vez mais autônomos”, completou o coordenador. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Copa Noroeste: São Mateus decide título contra Pedro Canário
PMDM: Fase Municipal dos Jogos Escolares já está definida 
Torneio do Trabalhador entra na 2ª fase e promete muitos gols
PMC abre inscrições para etapa municipal dos Jogos Escolares
Projeto Campeões de Futuro abre vagas para nova turma
PMC: Inscrições abertas para escolinhas na Estação Esporte
Abertas as inscrições para as aulas de capoeira em Viana
Paratletas capixabas de tênis conquistam títulos em circuito
Viana recebe partidas do Campeonato Estadual de Futebol
Guarapari: 300 alunos participam de atividades esportivas
Vila Velha oferece diversas modalidades esportivas gratuitas

TAGS:
VILA VELHA | OURO | CAMPEONATO BRASILEIRO | PARALÍMPICO | ATLETAS