CULTURA

PMVV: Exposição de Jorge Solé no Museu Homero Massena

A partir de segunda (12), o Museu Atelier Homero Massena, recebe a exposição do artista.

Em 09/09/2022 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Assessoria/PMVV

Artista plástico, pintor, xilógrafo, ilustrador e artista gráfico, Jorge Solé já realizou exposições e eventos no Brasil e exterior.

A partir desta segunda (12), o Museu Atelier Homero Massena, na Prainha, recebe exposição do artista plástico Jorge Solé. Serão 10 obras de acrílico sobre tela, lápis sobre papel e pastel sobre papel.

Essa será a exposição de número 127 do artista.

“Com muita alegria, participo desse importante projeto Artista em Casa de Artista, apresentando minha exposição “Em Setembro na Prainha”, com cerca de 10 obras que retratam paisagens canelas-verdes”, informa Solé.

“O projeto resgata uma prática de Massena que, nos anos de 1960, convidava amigos para exporem em seu atelier residência, num verdadeiro momento de troca de experiências e criatividade”, explica o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.

O artista

Artista plástico, pintor, xilógrafo, ilustrador e artista gráfico, Jorge Solé já realizou exposições e eventos no Brasil e exterior. Ilustrou trabalhos de vários poetas e escritores, como Carlos Nejar, Gilberto Mendonça Telles, Adilson Vilaça, Marcus Acyoli, Roberto Almada, Marian Calixte e Paulo Roberto do Carmo. Ilustrou, ainda, convites para eventos e personagens tais como Oscar Niemeyer, Fernando Henrique Cardoso e Aris Latan. Produziu cartazes para o Congresso Nacional, CNBB e Banco Central, entre outros; produziu álbuns artesanais sobre Manguinhos e outros temas.

Possui mais de 28 mil gravuras espalhadas pelo mundo, com temas diversos, e mais de 2 mil obras espalhadas em coleções particulares e estatais. É de sua autoria o primeiro livro de papel reciclado do lixo no Brasil, antes da Eco 92.

O museu

Após restauração, o museu foi reaberto ao público em fevereiro de 2022. O trabalho contemplou as pinturas internas e externas, com tinta que remete às cores originais, além do acervo de móveis e utensílios - óculos, pincéis, cartas, livros, diplomas e camas.

“O serviço consistiu na reforma e conservação de todas as paredes, portas e janelas, construção de um anexo para área administrativa e toaletes com acessibilidade, reforma do telhado, impermeabilização da área externa com calçada e conservação, entre outras melhorias”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Paulo Renato Fonseca Júnior.

O museu era a residência de um dos grandes ícones da pintura nacional.

“Ainda foram restauradas pinturas nas paredes, do próprio Homero Massena, além da descoberta de outras obras. O público vai se deparar com surpresas, como algumas pinturas que, até então, estavam encobertas. Foi um trabalho delicado e complexo, realizado por profissionais extremamente qualificados”, informou o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.

Serviço:

Exposição Em setembro na Prainha
Data: de segunda (12) a 19 de novembro
Horário: segunda a sábado, das 9 às 18h
Local: Museu Atelier Homero Massena, Prainha
Entrada: Gratuita. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Mucane recebe exposição do Arquivo Público Municipal
"Comunità Fest" acontecerá no próximo dia 11, em Cariacica
37ª Feira da Bondade tem atrações musicais confirmadas
Feriado com festival de chorinho na Prainha, em Vila Velha
Serra: semana de muita dança, música e teatro para idosos
Vitória libera ingressos solidários para curtir o Vital 2022
Confira a programação completa da Festa da Cana e do Mel
Serra: Manguinhos recebe festival de cinema itinerante
Prainha terá encontro de veículos antigos no fim de semana
Feira reúne arte, comida e música em Laranjeiras, na Serra

TAGS:
VILA VELHA | MUSEU | ARTISTA | JORGE SOLÉ | EXPOSIÇÃO