TEMAS GERAIS

PMVV inicia Maio Amarelo com: “No trânsito, escolha a vida"

A abertura do Maio Amarelo no município de Vila Velha foi realizada, nesta sexta-feira (5).

Em 08/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Adessandro Reis/PMVV

Em Vila Velha, no último mês de março, foram registradas 3827 infrações no trânsito.

A abertura do Maio Amarelo no município de Vila Velha foi realizada, nesta sexta-feira, com um evento em frente à Prefeitura de Vila Velha. Neste ano o tema é “No trânsito, escolha a vida”. A campanha vai acessar condutores de veículos, motociclistas, ciclistas e pedestres. 

O Prefeito Arnaldinho Borgo ressalta que maio é um mês de conscientização.

“Do início do ano até agora já foram dez vítimas fatais no trânsito em Vila Velha. O município está bem sinalizado e estamos investido muito nisso. No entanto, muitas pessoas não respeitam.  A imprudência, imperícia e negligência no trânsito gera prejuízo irreparável, como a perda de uma vida. O melhor caminho para evitarmos esses dados é que todos tenham conscientização no trânsito”, ressalta.

O Secretário de Defesa Social e Trânsito, Major Rogério Gomes, ressalta que investimentos em sinalização são realizados em Vila Velha.

“Além da fiscalização do trânsito pela Guarda Municipal, temos a Subsecretaria de Trânsito que realiza a sinalização vertical e horizontal. No entanto não basta termos somente a sinalização, precisamos que todos tenham conscientização. Assim como o condutor, o pedestre e o ciclista também fazem parte do trânsito. Todos esses atores precisam contribuir e pensar no próximo para que tenhamos um trânsito mais seguro”, frisa.

A comandante da Guarda Municipal de Vila Velha, Landa Marques, faz o alerta:

“Toda colisão tem uma infração de trânsito que foi desrespeitada antes. Os condutores são habilitados e aprendem as regras de trânsito, mas acabam se acostumando com o jeitinho, ou ficam tentados com a possibilidade de “ganhar tempo”. Se engana que isso seja positivo, pois você pode colocar sua própria vida e a de outros em risco transgredindo uma lei de trânsito. As pessoas precisam ter consciência e respeitar as sinalizações verticais e horizontais. A Guarda Municipal de Vila Velha tem realizado o trabalho de fiscalização, mas os condutores precisam ter cuidado ao dirigir. O trânsito mata e precisamos cuidar um dos outros”, afirma.

As ações de conscientização à população serão realizadas durante todo o mês. Equipes da Guarda Municipal de Vila Velha realizarão palestras nas escolas municipais e blitze educativas em vários pontos do município.

“A ideia das ações é mobilizar a sociedade para que todos possam contribuir para um trânsito mais seguro e responsável”, afirma Jobson Meirelle, subinspetor do Trânsito.

Infrações e acidentes

Em Vila Velha, no último mês de março, foram registradas 3827 infrações no trânsito. Dessas, 400 são por deixar de usar o cinto, 304 por dirigir utilizando celular, 234 por transitar pela contramão de direção e 59 por avançar semáforo. Todas as infrações que põem em risco quem dirige e quem cruza o caminho do condutor. O trabalho de fiscalização do trânsito também é importante e tem sido intensificado pela Guarda Municipal de Vila Velha.

Em Vila Velha, segundo o Detran-ES, dez acidentes fatais foram registrados de janeiro a março deste ano. Esses não foram os únicos acidentes registrados no município. Ao todo, foram 411 acidentes, desses 243 sem vítimas e 158 com vítimas não fatais. (Semcom/PMVV)

Leia também:

> Mimo Festival celebra 20 anos em São Paulo, Rio de Janeiro e Itabira
IBGE divulga resultado do censo no final do mês de junho
Procon de Vila Velha atinge elevada pontuação em avaliações
Rei Charles III vai ser coroado no próximo sábado (6)
Maio Amarelo: Detran|ES dá início à programação no Estado
STF torna réus mais 200 investigados por atos golpistas
Serra registra redução em número de mortes no trânsito
Presunto passa a ter novas regras de produção no Brasil 
Acidentes em estradas matam 56 pessoas durante o feriado
Ações vão contribuir para trânsito mais seguro em Vitória

TAGS:
VILA VELHA | MAIO AMARELO | TRÂNSITO | CAMPANHA | VEÍCULOS