POLICIA

Polícia Federal cumpre busca e apreensão na casa de Bolsonaro

A operação “Venire” busca esclarecer a atuação de associação criminosa na prática de crimes.

Em 03/05/2023 Referência CCNEWS, Redação Multimídia

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Em comunicado sobre a operação que não menciona os nomes dos suspeitos, a Polícia Federal informou que estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro.

BRASÍLIA – A Polícia Federal cumpre nesta quarta-feira (03) mandado de busca e apreensão na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília no âmbito de operação para investigar inserção de dados falsos de vacinação nos sistemas da Saúde, de acordo com fonte. De acordo com a fonte, na mesma operação foram presos o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o segurança do ex-presidente Max Guilherme.

Em comunicado sobre a operação que não menciona os nomes dos suspeitos, a PF informou que estão sendo cumpridos 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva em Brasília e no Rio de Janeiro, além de análise do material apreendido durante as buscas e realização de depoimentos de pessoas que detenham informações a respeito dos fatos.

A operação “Venire” busca esclarecer a atuação de associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde.

As inserções falsas ocorreram, segundo a PF, entre novembro de 2021 e dezembro de 2022, e provocaram “alteração da verdade” sobre a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários.

“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlar as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19”, explicou a PF.

Os fatos investigados configuram em tese os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores, explicou a Polícia Federal. (Por Lisandra Paraguassu - Da REUTERS - https://istoe.com.br/author/reuters/)

Leia também:

Influencer é presa por suspeita de incitar ataques em escolas
Ex-pastor condenado a 146 anos de prisão por duplo homicídio
Três suspeitos de estupro eram colegas de escola da vítima
PF realiza operação contra fraudes do Fies em 20 faculdades
Polícia Rodoviária Federal inicia a Operação Semana Santa
Segurança nas escolas: Serra reforça patrulhamento
Polícia Federal realiza buscas contra o nazismo em Guarapari
Vitória tem redução de 56% do número de mortes no trânsito
Olho Vivo flagra falsa ameaça de crime em escola da Serra
Frota da Guarda de Vitória recebe o reforço de 18 veículos
Vila Velha registra queda em relação a crimes patrimoniais

TAGS:
PRISÃO | OPERAÇÃO | POLÍCIA FEDERAL | BRASÍLIA | RIO DE JANEIRO | VENIRE